Você conhece o homem que revolucionou o design de produtos do século XX e inspirou uma das maiores empresas de gadgets dos nossos dias?
Dieter Rams é o nome do profissional que imortalizou centenas de produtos por causa das suas soluções em Design. Nascido em Wiesbaden em 1932, formado em arquitetura e contratado em 1955 pela empresa alemã de eletrônicos Braun, para atuar como arquiteto e designer de interiores, revolucionou a indústria com suas teorias e aplicações do funcionalismo no Design.
Um pouco de história
A Braun, na década de 50, passava por um reposicionamento de mercado, apostando em um avanço tecnológico rápido emergente do pós-guerra A hora de mudar era aquela. Com isso, a empresa procurou algumas faculdades de Design, caçando novos talentos, e recrutou um time de jovens arquitetos e designers, do qual Rams fazia parte.
Chegando lá, o jovem profissional aplicou seus conhecimentos na área de arquitetura e interiores de escritórios, mas se mostrou interessado mesmo em produtos.
Em 1956, desenvolveu o icônico rádio e gravador SK4, feito de metal, com o painel posicionado no topo, para facilitar a utilização. Uma grande mudança para a época, já que eram comuns rádios de madeira com o painel lateral. A tampa do aparelho, originalmente projetada em metal, foisubstituída por plástico uma vez que o metal vibrava demais. Com isso, foi apelidado “carinhosamente” de Snow White`s Coffin (caixão da Branca de Neve), por causa da sua tampa transparente.
O retorno dos consumidores foi positivo, que consideraram o SK4 um objeto extremamente elegante.
Em 1962, Rams foi indicado a diretor do time de designers, concentrando-se na criação de rádios, gravadores e projetores. Em pouco tempo, seu nome já era associado à modernidade, elevando a Braun a um nível de consumidores exigentes eapegados ao mercado fashion.
Dieter Rams continuou na direção da Braun até 1995. Por 40 anos conseguiu provocar o questionamento de “o que é um bom design” em seu público. Em um de seus discursos na Braun, ele diz o seguinte:
“Eles (os designers) deveriam – e devem – questionar tudo que geralmente é pensado para ser óbvio. Eles devem ter uma intuição para a mudança de atitude nas pessoas… Eles também devem ser capazes de avaliar de forma realista as oportunidades e os limites da tecnologia”.
Confira algumas criações icônicas da Braun + Dieter Rams:
As leis do bom design
Rams definiu 10 teorias sobre o bom Desgin, e as seguia nas suas criações:
- O bom design é inovador.
- O bom design é estético.
- O bom design torna um produto fácil de utilizar.
- O bom design faz um produto ser útil.
- O bom design é honesto.
- O bom design é durável.
- O bom design é discreto.
- O bom design se preocupa com os últimos detalhes.
- O bom design se preocupa com o meio ambiente.
- O bom design é o mínimo possível.
Por “acaso”, existe um livro chamado “As 10 leis da simplicidade” (John Maeda), que estuda mais a fundo os princípios de um bom design. Sempre que posso falo deste livro, que mudou minha visão sobre o Design. Veja uma lista completa de livros interessantes sobre design neste post aqui.
A Apple
A Apple sempre foi famosa pelo seu apreço pelo Design e minimalismo. Com produtos focados em usabilidade, a empresa de Steve Jobs se tornou ícone de bom gosto. Objetos venerados por Applemaníacos, como o iMac, iPod e iPhone, foram projetados por Jonathan Ive, designer inglês nascido em 1967. Atualmente no cargo de vice-presidente sênior de Design, Ive vem se destacando desde 1996 com criações premiadas globalmente.
Claramente influenciado por Dieter Rams, Ive deu à Apple um diferencial que outras fabricantes de eletrônicos e gadgets não tinham: o Bom Design.
Porém, com inúmeras patentes, como o “Scrool Wheel” do iPod, muitas pessoas se perguntam se o manifesto de originalidade da Apple é real. Até que ponto Dieter Rams influenciou Ive? A Apple realmente “Think Different”?
Confira o infográfico abaixo e compare as semelhanças.
Qual a sua opinião? Comente abaixo.
Fontes:
Visually (infográfico)
Comments (1)
Fabriciosays:
12 de junho de 2013 at 11:26Leticia,parabens mais uma vez pelo seu post, você consegue sempre um conteudo inteligente! Como se diz “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Claro que Braun se inpsirou em algo muito mais dificil para fazer as criações dele, mas fica evidente que para a Apple o termo transformar foi mais utilizado.