Press ESC to close

O sim e o não da web

Do and donts

Um site que mostra algumas dicas do que deve ser feito ou não na criação e desenvolvimentos de sites.

O site é em inglês, mas as dicas são curtas e objetivas. São só regrinhas básicas e algumas dicas de bom senso que merecem ser lembradas de vez em quando e ainda vêm com um link relacionado a cada um, para uma leitura mais aprofundada sobre o pequeno conselho.

Aqui vão umas que achei bem úteis com mais alguns comentários meus mesmo (porque eu não resisto…)

1 – Faça uso de URL Amigáveis

A URL geralmente é o elemento mais visto em uma página. Faça suas URLs curtas e fáceis de entender.

E só um lembrete, cuidado com novas palavras que surgem ao se escrever uma URL. Pode ser meio embaraçoso.

Ex: A loja “Kids Exchange” de roupas e brinquedos infantis possui seu site! Você pode acessar http://www.kidsexchange.net/ e achar de primeira que pode trocar o sexo do seu filho.

doanddonts1

Aliás, antes mesmo de pensar na URL de um site pense bem no nome da sua marca, pra não cometer esse erro:

doanddonts3

Hum, acho que algum desses fornecedores de madeira não é lá muito simpático.

2- Não use o Flash em excesso

doanddonts4Tome cuidado para não usar o Flash em excesso nos sites. Isso pode causar problemas para seus usuários e para você mesmo. Sempre preze pela usabilidade e pense duas vezes antes de decidir pelo Flash.

Sabemos que existem lá as formas de indexar razoavelmente bem um site feito em Flash, carregando dados externos e alguns gramas de script. Mas sem comparação em termos de usabilidade e acessibilidade ( afinal leitores de sites para deficientes visuais não vão ler o seu site em Flash) utilizar uma folha de estilos no CSS, organizar bem o HTML e facilitar a vida de todo mundo.  E lembrando que nosso amigo jQuery pode fazer muita coisa pra dar uma dinamizada nos sites e deixar nós, designers, felizes da vida.

Claro que existem sites que pedem o Flash, um projeto mais lúdico, um público que pede uma navegação mais divertida. O FWA tá ai pra mostrar isso pra gente. Não vamos jogar o Flash de lado (aliás assumo que tenho minha quedinha por ele). Mas também não vamos fazer um site do sindicato dos funcionários de empresas químicas do Brasil em Flash, né? Nem animar o logo da empresa do seu tio.

3- Faça uma boa página de Contato

Uma página de contatos bem feita faz com que as pessoas entrem em contato com você com mais frequência.

Parece óbvio, mas não é. Uma das coisas que considero erradas em páginas de contato é o “mailto”. Ou seja, quando você clica no email de alguém e abre o Outlook, que é considerado pelo Windows o programa de envio e recebimento de emails padrão. Nem todo mundo usa o Outlook, aliás acho que a grande maioria acessa seus webmails e geralmente o Outlook é mais usado em empresas.

Não é nada confortável essa atitude invasiva de abrir um programa que eu nem uso para me obrigar a mandar mensagens por ele. E sinceramente, fecho na hora e ainda dou uma resmungada.

Se quiser só escrever o seu email, escreva mas não use o mailto. Opinião sincera.
E é só. Chega lá no The Do and the Dont’s pra ver mais.

Letícia Motta

Designer gráfico com experiência no mercado há mais de 15 anos, atua nas áreas de design gráfico, digital design e direção de arte. Bacharel em Design, com extensão em Coolhunting e MBA em marketing digital. Fundadora do estúdio leticiamotta.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@cutedropblog no Instagram