Você certamente já conhece este efeito, mas quanto ao nome nem todo mundo está por dentro.
Bokeh é a forma mais aproximada de como se fala boke, palavra japonesa que significa desfoque. Na verdade, são as áreas de luz desfocadas em uma foto. Geralmente isso é feito para dar mais destaque ainda para a área que deve ficar nítida. Existem diversas forma geométricas que um Bokeh pode obter, sendo a mais comum a circular. Mas estrelinhas e corações funcionam muito bem.
Como acontece?
Depende do diafragma / lente da câmera. Se têm 5 lâminas, a forma resultante será pentagonal, se ele tem 8 lâminas, octagonal (na realidade, circular), etc. Claro que a qualidade da lente é outro fator importante. Com lentes como a Leitz, o Bokeh sai mais nítido, conforme li em um fórum. Com lentes mais “baratas”, como a 50mm, o Bokeh circular tende a ficar com as bordas mais claras e centro mais desfocado e isso não seria considerado um Bokeh perfeito. O Bokeh perfeito tecnicamente seria aquele que é todo homogêneo em seu desfoque.
Sinceramente, acho que existem casos e casos. Uma imagem linda pode ser conseguida com Bokehs imperfeitos enquanto uma outra tecnicamente perfeita pode não ter a mesma emoção. Fotógrafos me batam, mas acho que minha visão designer fica com pena de desperdiçar Bokehs lindos / imperfeitos.
Para os formatos personalizados, como coração, estrelas e outra forma qualquer e imaginável, achei este link aqui, ensinando como fazer. O que acontece é que como a abertura do diafragma geralmente é redondinha, mesmo variando a quantidade de lâminas, os Bokehs saem com esta forma. Se você criar um filtro que simule que a lente tem outro formato, os pontos de luminosidade sairão com a forma diferenciada. Simples.
Para o Photoshop
Para o Photoshop, existem centenas de tutoriais ensinando a fazer Bokeh, mas realmente acho que em vez de seguir um guia pronto, clique na ferramenta Brush na sua barra de ferramentas, depois perta F5 no teclado. Vai aparecer uma janela de personalização de Brushes. O segredo maior está na aba Scattering. Personalize as outras opções também, brinque, teste, refaça. Acho mais válido que seguir um passo-a-passo sempre.
Se quiser algo pronto, uma fonte inesgotável é o Deviantart. Só buscar por Bokeh Texture no campo de pesquisa e pronto. Cabe a você o bom gosto na seleção dos resultados.
E ainda achei um software para download, que faz o trabalho pra você, querido preguiçosinho. Não testei ainda, mas se quiser, fique à vontade.
Exemplos
E agora alguns exemplos de fotos no Flickr, para te deixar com vontade de testar o que foi falado aqui.
Fonte da imagem: Powerpig set-up
Fonte da imagem: flickrfanmk2007
Fonte da imagem: Alice B. Gardens
Fonte da imagem: beth retro
Fonte da imagem: Kristine May
A imagem usada no destaque do post é do álbum de i.Anton no Flickr.
Comments (2)
Visionxsays:
17 de junho de 2011 at 8:31Adorei as fotos e realmente fotografia tem muito a se pensar, pois mitas fotos lindas são as vezes tiradas sem o equipamento certo…