Press ESC to close

Ode ao HTML 5

Todos já sabem que Ele chegou com tudo. Chegou pra fazer os desenvolvedores Flash / Silverlight  se atualizarem mais ainda. Vídeos, áudio, máscaras, tipografia, efeitos de transição, 360º… Agora é tudo com ele, o super heroi dos navegadores web e agora, de plataformas mobile.

Uma breve história sobre o nosso queridinho HTML 5

Está em desenvolvimento desde 2008, passando por aprimoramentos, com sua versão final prometida para 2012. Mas parece que ele já chegou pra ficar. Todas as novas versões de navegadores tiveram que se adaptar a ele, passando da categoria de mostradores de páginas para web softwares, o que quer dizer que os browsers não só mostram o resultado daquela combinação de código HTML que a gente já conhece, como também têm a capacidade de renderizar as funções multimídias atribuídas à nova versão do código. Isso inclui o Internet Explorer para os traumatizados com o IE6. Falando nisso, você pode testar o IE 9 beta aqui.

Agora que está ficando famoso, possui sua identidade visual e ícones específicos, com direito à página individual e dedicada aos downloads do logo e badges, além de camisetas e adesivos para os mais nerds. Então, se seu site for desenvolvido em HTML5, você pode colocar o loguinho no rodapé do site. Fora isso, pode informar a todos no Twitter, usando a hashtag #html5logo.

Se você quiser mais informações (mas nada muito extenso) sobre a história do HTML, desde o seu nascimento, este blog aqui tem um artigo bem interessante.

Além disso, a Apple ( feliz da vida porque o HTML5 roda normalmente em gadgets como iPhone e iPad, coisa que não acontecia com o Flash e foi motivo de muita discussão por aí), tem uma página muito boa de exemplos do que pode fazer o HTML 5. É só ver este link aqui.

Outro link de exemplos do que pode fazer o HTML 5 é o próprio link da Microsoft para o IE 9, citado acima. Lá tem alguns demos de aplicação do novo código. Mas é bem mais feioso do que o exemplo da Apple. Fica a dica. Visite o da Apple se quiser ver algo mais bonito.

E para os desenvolvedores mais entendidos, o link oficial do HTML 5, com especificações técnicas da W3C, diferenças desta versão para a anterior, tracker e validador de código.

Fica aqui minha sincera alegria sobre o HTML 5 e a revolução na Internet acontecendo, mais uma vez.

Letícia Motta

Designer gráfico com experiência no mercado há mais de 15 anos, atua nas áreas de design gráfico, digital design e direção de arte. Bacharel em Design, com extensão em Coolhunting e MBA em marketing digital. Fundadora do estúdio leticiamotta.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@cutedropblog no Instagram