Press ESC to close

Você sabe o que é um “moodboard” e como ele pode te ajudar?

Uma técnica que pode auxiliar sua criatividade e turbinar sua apresentação para o cliente.

Moodboarding é um conceito super interessante, com o qual você certamente se deparou, só não sabia o nome.

Sabe quando você está naquele processo de brainstorming e finalmente define um caminho para seu projeto seguir? Aí provavelmente você vai buscar referências, ideias, cria suas paleta de cores e salva aqueles links nos favoritos, certo? Pronto. Você encontrou o ponto de partida para fazer um moodboard.

Moodboard é um painel de referências visuais para representar o look and feel (conceito visual) do seu projeto. Ele pode facilitar a sua vida, uma vez que permite que você estampe visualmente as suas ideias em algum lugar, exemplificando cores, texturas, formas e estilos, e facilitar a vida do seu cliente, que vai entender o clima que o projeto final vai começar a ter. Serve não só para projetos de Design, mas para ideias que estão em fase de planejamento visual, em geral.

Apesar de parecer feioso o nome moodboard traduzido, a ideia é exatamente esta: um quadro de emoções. Um painel que vai trazer à tona, previamente, a atmosfera do projeto. Abstraindo um pouco mais, seria como conhecer uma pessoa sem vê-la, só pelas roupas que têm no armário, músicas que ouve, cores que gosta, filmes que costuma ver.

Uma visão romântica e fácil de entender. Muito mais fácil do que mandar listas e listas de links de referências, ou escrever emails cheios de termos técnicos, como “vamos usar tons de rosa pouco saturados, com um pattern vintage aplicado sobre o background fullscreen, com toques de Art Nouveau”.

Isso tudo porque no shopping vi a vitrine da loja Eclectic, com umas colagens, que me lembrou o quão útil um moodboard pode ser. Não, isso não é um jabá da Eclectic e muito menos um post pago, mas é interessante perceber que os conceitos que a gente conhece estão em todos os lugares.

Seguem alguns exemplos de moodboard para você se inspirar e começar a querer criar o seu. Mas mesmo sendo um painel meio abstrato, cuidado com a bagunça visual. Não é um layout, mas também não é um varal. Coloque elementos que você filtrar como os que têm mais relação com o projeto, use seu feeling e mãos à obra!

Fonte da imagem

Fonte da imagem

Fonte da imagem

Ah, a imagem em destaque neste post foi retirada daqui.

Letícia Motta

Designer gráfico com experiência no mercado há mais de 15 anos, atua nas áreas de design gráfico, digital design e direção de arte. Bacharel em Design, com extensão em Coolhunting e MBA em marketing digital. Fundadora do estúdio leticiamotta.com.

Comments (14)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@cutedropblog no Instagram