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DesignRoll – Infografia para o século XXI

Density design

O primeiro post da iniciativa #designroll pela ABC Design. Como representar informações complexas de forma mais didática?

Este é o primeiro post da abcDesign no DesignRoll, projeto colaborativo entre blogs de design. Hoje, a Mariana da Revista abcDesign “empresta” um post para o Cutedrop, da Letícia Motta e o Cutedrop vai ganhar espaço no DesignBlog. Esperamos que vocês gostem, comentem, compartilhem e vão ver na ABC o post do Design blog.

Todos estamos cientes da complexidade das informações atualmente. Além de grandes quantidades, o conteúdo, os dados, a notícia, as interpretações e opiniões acabam entrelaçadas e compreender o mundo à nossa volta cada vez mais difícil.

Aí entra o Design novamente para ajudar e facilitar a interação das pessoas com a informação, mais especificamente com os infográficos.

Um belo e inspirador exemplo de pesquisa no campo é da DensityDesign, um laboratório de pesquisa no Departamento de Design do Politécnico de Milano. Seus estudos focam a representação visual dessa complexidade social, organizacional e urbana.

“Nossa pesquisa visa explorar o potencial da visualização das informações e do design informacional entregando artefatos visuais inovadores e que engajem, ajudando os pesquisadores e comunidade acadêmica construírem argumentos sólidos”.

O objetivo da Density é proporcionar interpretações visuais abertas, inclusivas e que preservem visões múltiplas dos fenômenos complexos da atualidade.

A equipe trabalha com o design para facilitar a construção de dados, interpretação de informações e localização geográfica a partir do desenvolvimento de taxonomias visuais e visualização em diagrama, o que eles chamaram de “atalho de design”.

O conceito é complexo e colocá-lo em prática também não é nada fácil, mas o resultado tem que ser simples e de fácil interpretação e entendimento. Portanto, designers que trabalham com esse ramo poderão encontrar no site deles exemplos com descrição de processo, dos diagramas que antecedem os infográficos e novas ferramentas para a visualização de dados, especialmente considerando a interatividade que os meios digitais proporcionam.

 

Mapa da Europa mostrando como pessoas de 27 estados na União Europeia percebem o impacto da internet e celulares em suas vidas contrastando com a verdadeira penetração desses recursos em seus países (feito para a Wired).
“Brain Houses” – Três histórias da psicologia. A visualização de uma intrincada história de três pessoas que estudaram o subconsciente e a casa onde eles fizeram isso: Sigmund Freud, Ludwig Wittgenstein e Pierre Chareau (feito para a Domus).

 

Você curtiu este post? Deixe um comentário abaixo e aproveite para acessar o blog ABC Design. Não deixe também de ver o artigo que  publiquei no Design Blog e passe por lá pra demonstrar seu apoio!

 

Letícia Motta

Designer gráfico com experiência no mercado há mais de 15 anos, atua nas áreas de design gráfico, digital design e direção de arte. Bacharel em Design, com extensão em Coolhunting e MBA em marketing digital. Fundadora do estúdio leticiamotta.com.

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