Press ESC to close

Anamorfose: a perspectiva de mentira

Anamorfose. Com certeza você conhece. Mas que tal saber mais a respeito?

A anamorfose (ou anamorfismo) está presente em várias área de conhecimento, seja na matemática, biologia, cartografia, geologia, óptica, artes, design e até publicidade. Você com certeza já viu este efeito por aí, principalmente se você assiste muito jogo de futebol pela TV…

Conceito

A palavra anamorfose vem do grego anamórphosis, que significa “formado de novo”. Ou seja, uma perspectiva anamórfica consiste na criação de uma imagem indecifrável e com proporções distorcidas quando vista de maneira habitual, mas que sob um ponto de vista específico adquire proporções reais e tridimensionais, parecendo real. Pode acontecer também de a imagem “real” só conseguir ser vista quando deformada por um reflexo em um espelho cilíndrico, esférico, cônico ou piramidal. Nesse caso não depende mais do ponto de vista, mas da superfície do objeto que a reflete.

Ela, porém, é diferente da técnica denominada Trompe-l’oeil ( em francês significa engana o olho), que é um truque de perspectiva que cria “realidades” através da pintura com luz e sombra bem executados. Ambas são truques de perspectiva, mas a diferença está no fato de que na Anamorfose, o observador só reconhece o elemento sob determinado ângulo. Se visto de outro parece uma mancha disforme. Na segunda, o expectador se vê diante de uma realidade inventada pelo artista, parecendo real.

Pintura trompe- l`oeil na fachada externa de um prédio por John Pug.

 

Na Arte

Na arte, o exemplo mais clássico é o quadro de 1543 chamado “Os Embaixadores”, de Hans Holben. A situação retratada no quadro reserva uma surpresa quando vista de uma determinada posição: uma crânio que salta da  imagem.

Os embaixadores
Hans Holben, Os Embaixadores

Alguns artistas da atualidade detêm o domínio da técnica e impressionam com suas intervenções urbanas, como Julian Beever e Edgar Mueller.

 

Julian Beever
Julian Beever

 

Vídeo do making of da pintura The Crevasse, de Edgard Müller

 

Na Propaganda

O recurso também é muito utilizado como forma de comunicação visual, ou publicidade. Um exemplo atual são as propagandas no campo de futebol, que quando vistas pela galera na arquibancada parecem placas apoiadas na grama e causam até estranhamento quando a bola rola por cima delas. As agências aprenderam direitinho a explorar o tema.

futebol

 

No Design e Arquitetura

A Anamorfose aplicada à arquitetura e decoração causa resultados surpreendentes. A tipografia é muito explorada neste campo.

point of view

Point of view
Experimento com arquitetura e tipografia de Joseph Egam

 

Doyle Partners – In the Gym

 

Projeto de Axel Peemöller para sinalização de um estacionamento.

 

E um exemplo de 2009 de um vídeo muito interessante chamado Chop Cup.

Para os designers mais ousados que quiserem tentar isso nas paredes de casa, uma dica é usar um projetor para fazer a marcação do desenho. Fica a dica.

 

Letícia Motta

Designer gráfico com experiência no mercado há mais de 15 anos, atua nas áreas de design gráfico, digital design e direção de arte. Bacharel em Design, com extensão em Coolhunting e MBA em marketing digital. Fundadora do estúdio leticiamotta.com.

Comments (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@cutedropblog no Instagram