Anamorfose. Com certeza você conhece. Mas que tal saber mais a respeito?
A anamorfose (ou anamorfismo) está presente em várias área de conhecimento, seja na matemática, biologia, cartografia, geologia, óptica, artes, design e até publicidade. Você com certeza já viu este efeito por aí, principalmente se você assiste muito jogo de futebol pela TV…
Conceito
A palavra anamorfose vem do grego anamórphosis, que significa “formado de novo”. Ou seja, uma perspectiva anamórfica consiste na criação de uma imagem indecifrável e com proporções distorcidas quando vista de maneira habitual, mas que sob um ponto de vista específico adquire proporções reais e tridimensionais, parecendo real. Pode acontecer também de a imagem “real” só conseguir ser vista quando deformada por um reflexo em um espelho cilíndrico, esférico, cônico ou piramidal. Nesse caso não depende mais do ponto de vista, mas da superfície do objeto que a reflete.
Ela, porém, é diferente da técnica denominada Trompe-l’oeil ( em francês significa engana o olho), que é um truque de perspectiva que cria “realidades” através da pintura com luz e sombra bem executados. Ambas são truques de perspectiva, mas a diferença está no fato de que na Anamorfose, o observador só reconhece o elemento sob determinado ângulo. Se visto de outro parece uma mancha disforme. Na segunda, o expectador se vê diante de uma realidade inventada pelo artista, parecendo real.
Na Arte
Na arte, o exemplo mais clássico é o quadro de 1543 chamado “Os Embaixadores”, de Hans Holben. A situação retratada no quadro reserva uma surpresa quando vista de uma determinada posição: uma crânio que salta da imagem.
Alguns artistas da atualidade detêm o domínio da técnica e impressionam com suas intervenções urbanas, como Julian Beever e Edgar Mueller.
Vídeo do making of da pintura The Crevasse, de Edgard Müller
Na Propaganda
O recurso também é muito utilizado como forma de comunicação visual, ou publicidade. Um exemplo atual são as propagandas no campo de futebol, que quando vistas pela galera na arquibancada parecem placas apoiadas na grama e causam até estranhamento quando a bola rola por cima delas. As agências aprenderam direitinho a explorar o tema.
No Design e Arquitetura
A Anamorfose aplicada à arquitetura e decoração causa resultados surpreendentes. A tipografia é muito explorada neste campo.
Doyle Partners – In the Gym
E um exemplo de 2009 de um vídeo muito interessante chamado Chop Cup.
Para os designers mais ousados que quiserem tentar isso nas paredes de casa, uma dica é usar um projetor para fazer a marcação do desenho. Fica a dica.
Comments (1)
Felipe Mendessays:
27 de setembro de 2011 at 17:14Eu quero um desses no meu quarto!