A tradição de uma marca representada com muita arte e o processo criativo de uma agência de publicidade.
Uma bela campanha criada pela DM9DDB e finalizada pelo 6B Estúdio para a mais que tradicional marca de eletrodomésticos e utensílios de cozinha KitchenAid.
Sob o lema “Há 92 anos, culinária é arte para nós”, a campanha utiliza o ícone da marca, a batedeira vintage Stand Mixer, como elemento presente em obras de difernetes períodos da arte. Entre Art Decó, Art Nouveau, Modernismo Brasileiro, Arte Moderna, Pop Art e Surrealismo, cada anúncio possui uma arte própria, sem plagiar ou copiar nenhuma obra original, mas que mantém características suficientes para reconhecer as referências aos autores imediatamente. Repara como é fácil notar a homenagem à Tarsila do Amaral, Matisse, Andy Warhol ou Salvador Dalí.
Mas quer saber como que faz para uma campanha como esta sair do papel? Leia mais a seguir.
O processo criativo
A campanha da KitchenAid foi publicada em julho deste ano, mas você talvez não conheça o processo de criação de um anúncio. Vou explicar de forma bem rapidinha e resumida pra você entender um pouco como funciona uma agência de publicidade (ou a maioria delas, não sei se é o caso da DM9…).
Após receber o briefing do atendimento, definindo o motivo da comunicação e a verba que o cliente tem pra investir (nesse meio também tem a equipe de planejamento e mídia, depois podemos explicar mais a respeito), os criativos se reúnem e pensam em ideias diferentes e impactantes. Muito café, cara de conteúdo e rabiscos.
Definidos os conceitos após o brainstorming, o redator pensa nos textos e os layouts são criados pelo diretor de arte para facilitar a visualização pelo cliente que é quem vai aprovar a ideia e soltar a verba pra produção. Antes do envio para o cliente vale lembrar que o diretor de criação acompanha todo o drama, e é o responsável por passar o pente fino no trabalho do diretor de arte e do redator.
O layout finalmente aprovado é então enviado para um estúdio especializado (seja de 3D, fotografia ou retouching) que cria de fato os elementos visuais para o anúncio final sob direcionamento da agência. Aí sim a imagem prontinha chega na mão dos arte finalistas, que fazem toda a diagramação e padronização necessária para a publicação. Ufa, hein. Muita coisa pra poucas linhas…
Para ilustrar uma destas etapas, veja os layouts da agência e as imagens produzidas abaixo.
O pessoal da 6B postou o processo de criação da imagem todo detalhadinho no blog deles. Vale dar uma olhada.
Uma bela campanha não é tão simples de sair quanto parece né?
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