Quem dava vida às musas ilustradas que até hoje são símbolo de sensualidade?
Todos nós conhecemos as pin ups. Ícones da beleza americana, sensuais, mas com jeito infantil, com a inocência combinada aos belos corpos caprichados em seus atributos. Mas a questão é: quem são os “pais” das mais belas ilustrações de pin ups?
Separamos uma lista para você conhecer os autores que marcaram diferentes épocas com as divas do imaginário masculino.
Alberto Vargas
O peruano Alberto Vargas nasceu em 1896 e estudou na Europa, saindo de lá para morar nos EUA por conta da Primeira Guerra Mundial. Atraído pela beleza das bem vestidas mulheres americanas, Vargas resolveu ilustrá-las em aquarela. Com seu talento descoberto por Florenz Ziegfield, produtor do show da Broadway chamado Ziegfield Follies (1907 -1931), Alberto Vargas ilustrou não só os pôsteres relacionados à peça, como foi parar na Paramount Pictures ilustrando cartazes de filmes com as estrelas mais famosas de Hollywood.
Uma de suas Vargas Girls está presente inclusive na capa do disco Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band dos Beatles.
Gil Elvgren
Já postamos sobre as técnicas Gil Elvgren, considerado maior ilustrador americano de pin ups, que usava fotografia de modelos reais para compôr suas obras. Só pra ter uma ideia, entre 1930 e 1972 foram mais de 5 mil pinturas de belas garotas, utilizando em quase todas óleo sobre tela. Para os entendidos sobre lingerie, parece que cinta liga era a paixão de Gil.
Earl Moran
Earl Steffa Moran (1893- 1984) foi um ilustrador americano que fez sua carreira inicialmente em Chicago, após terminar os estudos em Manhattan, ilustrando calendários com garotas de biquíni. Uma das empresa para os quais ele prestava serviço, a Brown and Bigelow, assinou com ele um contrato em 1932, o que rendeu a Moran inúmeros calendários ilustrados. Nada mal, né?
Em 1946 se mudou para Hollywood, onde além de registrar em pinturas estrelas da época, pintou nada mais nada menos do que Marilyn Monroe. Os dois se tornaram inclusive amigos. Ah, uma pintura de Marilyn foi vendida por $83,650.
Após se mudar para Las Vegas e Califórnia, Earl faleceu em 1984, deixando um enorme acervo para admiração e inspiração.
George Petty
O americano George Petty (1894-1975) começou sua fama ilustrando para a revista Esquire, criando as Petty Girls que estavam presentes no centro da revista com calendários. Curiosamente seu trabalho decorou a frente dos aviões na Segunda Guerra e as Petty Girls voaram com os soldados americanos.
Suas pin ups tinham um traço simples e suave influenciado por alguns artistas do Art Nouveau, como Alphonse Mucha.
Em 1973, para a edição de aniversário da Esquire, Petty criou uma versão moderna da Petty Girl com cabelos acinzentados e óculos de vovó.
Benício
José Luiz Benício é o mestre brasileiro das pin ups. Nascido no Rio Grande do Sul, passou por grandes empresas de publicidade como a Mccann Erickson, Artplan e Denison. Ilustrou trabalhos para a Coca Cola e cartazes de filmes brasileiros como “Dona Flor e seus dois maridos” e “Os Trapalhões”. Suas ilustrações são reconhecidas internacionalmente.
Inspirados pelos mestres das musas americanas, toda uma geração criou e continua criando trabalhos relacionados às queridinhas pin ups.
Comments (4)
Anônimosays:
21 de janeiro de 2012 at 19:44Como sempre, ótimo post! =)
Edmar Pitasays:
22 de janeiro de 2012 at 1:46Olá Letícia Motta,
acho que só falta em suas referências as pin ups de Duane Bryers como pode ser visto neste link: http://www.arteffinal.com/2011/04/hilda-gordinha-de-duane-bryers.html Abraço.
Letícia Mottasays:
22 de janeiro de 2012 at 1:53Que gracinha! Obrigada pela dica. 😉
Alexandre Janoskisays:
27 de janeiro de 2012 at 14:01pelo menos nessa ultima ilustra a Sonia Braga está sem pelos no suvaco xD
lindíssimos os trampos