O que será que quer dizer cada um dos elementos que compõem o logo da Unilever?
A Unilever é uma das grandes holdings mundiais. É ela que engloba marcas de diferentes ramos como Axe, Dove, Lux, Knorr, Maizena, Kibon, Omo, Comfort, entre outras.
Em termos visuais, a Unilever passou em 2005, próximo ao seu aniversário de 75 anos, por uma reformulação em toda a sua identidade. O desenvolvimento ficou por conta do pessoal da Wolff Olins, que criou um logo que sintetiza todas as área de atuação da empresa através de símbolos. Talvez você não tenha pensado sobre isso, já que a marca está automaticamente presente no seu dia-a-dia, mas o que será que tem no logo da Unilever? O que quer dizer cada símbolo?
Um dos criadores da marca, Miles Newlyn, descreve em seu portfolio o conceito da identidade:
“Unilever é um companhia com um portfolio de conhecidas marcas dos ramos de nutrição, higiene e cuidados pessoais. Eles escolheram a Wolff Olins para ajudar a criar um novo posicionamento de branding para a companhia, expressando a missão de vitalidade da empresa. O logo consiste em 26 ícones agrupados na forma de um U, no lugar do antigo logo utilizado desde 1970. Trabalhando em conjunto com o diretor criativo Lee Comber, utilizamos um processo de criação fluido, no qual pensamos sobre como e o que a Unilever faz…”
Confira o significado de cada um dos elementos que formam o grande “U” da marca, cada um representando o conceito da empresa (vitalidade) ou um ramo de atuação.
Você acha que mesmo após 7 anos da criação deste logo, ele ainda é uma forma pregnante, mundialmente reconhecida como símbolo?
Comments (10)
EuMesmosays:
2 de agosto de 2012 at 12:38Bacana, very cool, sempre apreciei essa logo, mas nunca tive curiosidade para pesquisar mais a faundo
EuMesmosays:
2 de agosto de 2012 at 12:38Bacana, very cool, sempre apreciei essa logo, mas nunca tive curiosidade para pesquisar mais a faundo
washingtonsays:
2 de agosto de 2012 at 13:46Obrigado por revelar o que estava por trás dessa logo!
Biah Wenzelsays:
2 de agosto de 2012 at 19:59eu achava que eram só um monte de desenhos “jogados”, não sabia que tinha um significado ^^
Edgard Lealsays:
3 de agosto de 2012 at 1:01Não é muita informação para uma logo?
Acho que assim como eu, poucas pessoas prestaram atenção nestes detalhes
http://www.kerojogos.com.br
roocosays:
3 de agosto de 2012 at 1:03so faltou um simbolo $.
Alessandro Antonio da Silvasays:
3 de agosto de 2012 at 1:09hehehe… ate que enfim alguém acho algo oculto em um produto e não ficou dizendo que era coisa da nova ordem mundial que era coisa de demônio bla bla bla….. enfim parabéns gostei bastante. obrigado
Fábio Mafucisays:
3 de agosto de 2012 at 4:03Esta logo não se enquadra em alguns requisito exigido na criação de um logo. Ex.: quando dimensionada do tamanho de um selo, neste tamanho os elementos que compõem a logo ficam indistinguíveis, perdendo assim parte do seu contexto!
Mas eu gosto da logo em tamanhos maiores… ehehehehehehe
Alex Gabrielsays:
16 de março de 2015 at 9:00Muito interessante, a empresa responsável pelo design da marca, parece ter entendido bem o conceito do pedido.