Imagine descobrir o primeiro amor em meio a uma revolução, sem poder revelar sua verdadeira identidade?
Este é o roteiro do filme Infância Clandestina, de Benjamin Ávila, que se baseou em sua própria história de vida para criar este intrigante enredo. Como ele mesmo diz:
Essa pequena história representa a vivência de muitos meninos na última ditadura militar na Argentina (1976-1983) e também representa a minha. Entre meus 4 e 7 anos, vivi muito perto do movimento revolucionário da Argentina mais importante no século XX, chamado Montoneros. Minha mãe pertencia a esta organização e vivi com ela em exílio e clandestinidade em 1979, retornando ao país para realizar a desejada revolução socialista. Quando decidi que minha vida seria trabalhar com cinema, desejei contar essa história – a minha história. Não com um filme biográfico, mas usando minhas experiências em uma história de amor entre um menino e uma menina atravessada por este momento histórico.
Juan é um menino que aprende muito antes dos meninos de sua idade o que é a vida real. Assumindo uma outra identidade por conta do ideal revolucionário de sua família, ele não pode deixar pistas do seu verdadeiro eu. Um papel colocado à prova quando ele descobre o seu primeiro amor, sua colega de classe, Maria, em meio a este cenário nada parecido com um conto de fadas.
A estética do filme também é um ponto legal a se tratar, pois as transições são baseadas na linguagem HQ. Detalhe nobre.
Veja o trailer, que por si só é emocionante.
O filme argentino, com produção de Luis Puenzo, em cartaz desde 07/12 nos cinemas, já recebeu indicações a prêmios, inclusive para representar a Argentina no Oscar de melhor filme estrangeiro em 2013!
Ou seja, ir ao cinema no próximo fim de semana certamente não será um programa de índio. Por isso aqui vai uma lista de onde você pode assistir:
São Paulo
- Reserva Cultural
- Cinemark Iguatemi
- Cine Livraria Cultura
- Cine Sabesp
- Espaço Itaú Frei Caneca
- Cinemark Vila Lobos
- Cinemark Cidade Jardim
- Espaço Itaú augusta
Rio de Janeiro
- Espaço Sesc
- Estação Ipanema
- Estação Barra Point
- Villagio
- Espaço Itaú Botafogo
Porto Alegre
- Cine Guion
- Espaço Itaú
- Novo Hamburgo
Florianópolis
- Espaço Tubarão
Porque ir ao cinema sabendo que a arte imida a vida faz você refletir no que realmente vale à pena.
Somos transparentes. Este é um post patrocinado
Comments (1)
Willian Fuentessays:
14 de dezembro de 2012 at 19:39Este filme parece ser muito bom. Vou assistir neste final de semana. Obrigado pela dica.