Você sabe preparar seus arquivos para a impressão? Este guia pode te ajudar.
Quem nunca se enrolou ao finalizar um trabalho e mandar para a gráfica? Erros básicos como não transformar a fonte em curva, não prestar atenção na resolução de imagens, não tomar cuidado com as margens… Estes e muito mais detalhes não podem passar despercebidos por um designer gráfico.
Como saber o que não ficou de fora da lista?
Este guia de impressão, criado pelo pessoal da Gráfica Printi, é muito útil para a finalização de arquivos. Didático, objetivo e super bonitinho, é interessante para os mais entendidos, como forma de lembrete, e para os iniciantes, que querem também saber o porquê de cada detalhe.
Sistema de cores, retículas, dpi, vetor e bitmap, sangria e margens, formatos de papel, paginação e fechamento de arquivos são alguns dos temas tratados no guia.
Achei a iniciativa do pessoal da Printi ótima, principalmente por disponibilizar este tipo de conteúdo de forma gratuita.
E nada mais de enviar arquivos abertos em Corel. 🙂
Comments (4)
Oswaldo Gomes Juniorsays:
1 de março de 2013 at 13:58Imagino que um designer gráfico bom mesmo já tenha experiencia e conhecimento desse assunto de cabo a rabo!
E hoje existem várias gráficas online que disponibilizam gabaritos de produtos ofertados (cartão de visita, folders, flyers e etc), então facilita ainda mais.
É so desenvolver seu layout em um padrão e finalizar o arquivo, nem preciso dizer que designer gráfico pode ser seu próprio arte finalista, mas caso passe algo batido assim mesmo, na gráfica seu produto passa por uma verificação e se houver divergencia no arquivo, eles enviam uma mensagem para seu pedido solicitando a regularização de seu arquivo.
Gráficas online atendendem revendedores, o que quer dizer, que não vai atender o “sobrinho designer” do teu amigo, pois eles trabalham em alta produção e prazos curtos, então eles já esperam que seus arquivos estejam corretos e fechados, pois você é um profissional gráfico.
Para ajudar a gráfica online sempre disponibiliza uma página de instruções de compras, vale sempre da um lida antes de efetuar um pedido.
Mas boa iniciativa.
Gráfica online: http://goo.gl/kx1DA
Guestsays:
14 de março de 2013 at 12:00Alguém sabe qual fonte eles utilizaram na produção desse guia?
Achei a fonte ótima, mas não consegui descobrir qual é…
Letícia Mottasays:
25 de março de 2013 at 10:58Olá leitor anônimo, rs. Você pode perguntar direto pra pessoal da Printi, que criou o guia. Ou testar o http://www.myfonts.com/WhatTheFont/ e ver se ele acerta. 😉
Paulynho Limasays:
27 de fevereiro de 2014 at 18:40OBRIGADO!