Press ESC to close

O segredo da lâmpada centenária que nunca apagou

Uma lâmpada que nunca se apagou, desde 1901. Qual o segredo que ela esconde?

É na cidade de Livermore, Califórnia, que você vai encontrar a lâmpada incandescente que nunca “queimou”. Classificada como a lâmpada mais antiga do mundo a nunca se apagar pelo Guinness Book, ela está instalada no Corpo de Bombeiros da cidade, funcionando perfeitamente.

Originalmente localizada no departamento da L Street, em 1901, a lâmpada centenária presicou trocar de lugar 3 vezes, inclusive ficando uma semana desligada por conta de uma reestruturação do local. E, desde 1976 até então, seu endereço é a Fire Station 6, 4550 East Ave. Mesmo tendo que aguentar algumas quedas de luz, ela continua lá, inteiraça.

O fenômeno é tão peculiar, que a lâmpada centenária possui uma webcam ligada 24 horas, filmando seu funcionamento (assista aqui). Por incrível que pareça, 2 webcams já quebraram, enquanto o incrível objeto continua intacto.

Devido à longevidade da lâmpada, o povo de Livermore realiza inclusive festas de aniversário, com direito à bolo, música e balões de gás. A primeira festa aconteceu em 2001, no próprio Corpo de Bombeiros, e reuniu mais de 900 pessoas, que cantaram “Happy Birthday” alegremente para a geradora “eterna” de luz. A segunda festa foi em 2011, quando ela completou 110 anos.

O filamento da lâmpada de 112 anos foi criado por Adolphe Chaillet, em 1895, na cidade de Shelby, Ohio. Dono da Shelby Electric Co., patenteou sua criação em 1902, deixando registrada para o mundo a certidão de nascimento da lâmpada mais antiga do mundo.

Patente da criação de Chaillet
Mulheres responsáveis pela montagem das lâmpadas da Shelby Electric Co.

O segredo para tamanha durabilidade ninguém sabe, mas sabe-se que, mesmo a primeira lâmpada de Thomas Edison tinha 1.500 horas de vida útil, enquanto as incandescentes posteriores produzidas no século XX tinham só 1.000.

Se uma lâmpada inventada em 1901 pode durar mais de 110 anos, por que as nossas lâmpadas atuais não podem? E os eletrodomésticos, por que parece que cada vez duram menos?

Intrigado? Veja o documentário “The Lightbulb Conspiracy” (A conspiração do bulbo da lâmpada), que fala sobre o que está por trás do que vemos à venda nas vitrines, a obsolescência planejada, os planos secretos e os cartéis globais.

Você pode ver o filme completo aqui e conferir um pouco da história da Lâmpada Centenária:

 

Letícia Motta

Designer gráfico com experiência no mercado há mais de 15 anos, atua nas áreas de design gráfico, digital design e direção de arte. Bacharel em Design, com extensão em Coolhunting e MBA em marketing digital. Fundadora do estúdio leticiamotta.com.

Comments (5)

  • Peraldianosays:

    9 de maio de 2013 at 13:47

    Se não houvesse obsolescencia programada nós estaríamos usando velas,carroças,puxando água com balde,usando carimbo nos documentos e nem existira internet nem coisa nenhuma que hoje utilizamos e precisamos.Deixem de ser infantis!

  • Jinurameahi Urameshisays:

    10 de maio de 2013 at 2:44

    Rapaz deixe você de ser infantil ! você entra em total contradição, produtos que utilizamos e precisamos, será mesmo? caso não notou, vou fazer uma pequena observação o Sr. está completamente incluído no grupo consumista,logo é uma ovelha que esta presa na mediocridade ,mais não fique triste á outros como o Sr; que é exatamente mais da metade da população mundial.
    Nossos recursos não são eternos !!!, realmente essa ideia de que precisamos obter um novo produto e dessa busca insaciável por algo novo é que está descontrolado, e caso não tenha assistido o vídeo acima , todo o lixo que você e sua família , seu vizinho , entre outros é transportado para países de terceiro mundo ! e muitas vezes é só lixo !! você diz tais palavras levianamente !!! porque provavelmente tem condições suficientes para mante-lo no nível que classificamos em nosso pais de médio , talvez médio alto, independente disso , estou falando de humanidade e não sociedade , o celular que deixou de funcionar ae na sua casa , vira lixo eletrônico e acredite vai pra algum lugar e logico não a sua residencia !! , o sistema capitalista está mais que ultrapassado!! ao invés de fazer como você , Sr.acomodado (humildemente me tomei no direito de lhe chamar assim) estou na luta contra a obsolência programada , sou engenheiro eletrônico , e procuro desenvolver produtos que realmente durem , a palavra é sustentabilidade , não sabe oque é? procure talvez passe a gostar.

    É realmente triste que existam pessoas com este tipo de pensamento, saia da e pense fora da caixa garoto!! pois enquanto existirem pessoas como você meu trabalho e de outros que tentam e buscam solucionar nossos problemas de sustentabilidade é arremessado como um saco de batatas ao fogo.

    Sitei que o capitalismo está ultrapassado correto? você provavelmente irá sitar algo parecido como ” ahhh se ta ultrapassado então diz algo melhor…etc” procure algo por zeitgeist , ou simplesmente responda com xingamentos entre outros a está humilde replica que fiz ao seu comentário pobre porem com fundamentos totalmente capitalistas e medíocres.

    Para finalizar , pessoas como você estão pegando carona no trem que é contra o progresso.

  • Nego D'águasays:

    13 de junho de 2013 at 18:01

    Peraldiano, seu Fiadaputa!!!! Enfie seu iphone, ipod, tablet, Plasma, PS3, Ultrabook e afins… NO OLHO DO SEU CÚÚÚÚÚÚÚÚÚ!!!!!! Seu imbecil consumista de merda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@cutedropblog no Instagram