Quem disse que bolo não tem beleza interior?
Se você pensava que a beleza de um bolo está somente na sua cobertura, está enganado. A massa e o recheio podem sim se tornar os protagonistas de uma mesa de festa.
Se você não conhece esta nova tendência, ela se chama Naked Cake, que significa “bolo pelado”, literalmente. Nada de pasta americana ou glacê. A beleza está no interior.
O Naked Cake possui um toque rústico que pode ser delicadamente decorado com alguns elementos e com uma combinação de cores (e sabores) entre massa e recheio.
Mas você acha que é fácil fazer um bolinho pelado desses?
Para sanar suas dúvidas (e minhas também) o Cutedrop resolveu interrogar quem é experiente do ramo de bolos e doces. A cake designer Michele Pazo vai nos mostrar a diferença deste bolo para os tradicionais.
Michele, a pergunta que não quer calar. O que é mais difícil? Fazer uma massa retinha pro Naked Cake ou uma cobertura bonita pra um bolo convencional? Onde é mais fácil reparar os erros?
Os dois tem seu grau de dificuldade e acho que o Naked tem até um cuidado a mais, para que as camadas de bolo fiquem bonitas e inteirinhas, já que ele está ali completamente exposto.
Eu particularmente, acredito que deva haver um cuidado para que o Naked nao fique com a aparência de “desmoronado”. O bolo decorado com a pasta americana tem todo seu encanto. Nele podemos criar uma infinidade de cores e decorações. Ao meu ver, cada um tem seu charme e sua gostosura.
Existe diferença entre os ingredientes para a massa dos 2 tipos de bolo?
Isso varia conforme a massa de cada profissional. Eu particularmente uso a mesma para ambos os bolos.
E para o recheio, alguma diferença? Ou algum que não seja ideal?
Há sim uma diferença entre os recheios. No Naked, podemos usar frutas frescas, e no bolo decorado com pasta não é aconselhável.
Para que tipo de festa é recomendado o Naked Cake?
Fica bem bacana em festas ao ar livre, em uma decoração mais rústica. Mas depende. Eu por exemplo, já fiz o bolo Naked para batizado.
Como escolher os detalhes e as cores que vão decorar o bolo, neste caso?
A decoração baseia-se em frutas, flores e até mesmo no próprio recheio. Sobre as cores, não há muito como serem trabalhadas, já que o bolo não tem a cobertura, então usamos as cores naturais das frutas, da massa e recheio. No final fica incrível.
E no preço? Alguma diferença entre este e o tradicional?
A diferença no valor existe sim. O bolo com pasta possui um valor de acordo com seu design, pelo numero de modelagens e pode ser extremamente elaborado.
O Naked apesar de para mim, ser tão lindo quanto, possui uma decoração mais simples.
Pra você, essa moda pega?
Acredito que sim! Acho que há espaço para os dois bolinhos brilharem e cada um com a sua gostosura.
Confira outros exemplos de Naked Cakes vistos pela web:
Quem quiser testar, manda um pedaço de bolo pra gente! 🙂
Comments (4)
Debbie Vasconcellos Ribeirosays:
8 de maio de 2013 at 10:00Mas a pergunta que não quer calar: fica duro e ressecado? OU é só impressão? Porque acho liiindo, mas morro de medo de encomendar um porque gosto de bolo molhadinho.
Michele Pazosays:
10 de maio de 2013 at 21:53Debbie, não fica seco não! A massa vai bem molhadinha e a quantidade de recheio também ajuda! Pode pedir, sem medo 😉
Audrey Fsays:
13 de outubro de 2013 at 20:56Oi boa noite, o recheio pode ser qualquer um ou é apenas de frutas?
Letícia Mottasays:
13 de outubro de 2013 at 21:34Oi Audrey, bom, eu sou a entrevistadora, não a entrevistada, mas posso te dizer que o naked cake combina bem com frutas, mas não precisa ser só com elas. Beijinho, doce de leite, e cremes intercalados podem deixar as camadas do seu bolo ainda mais coloridas e deliciosas. 😉