Press ESC to close

Dicionário xadrez: conheça os diferentes tipos de padronagem

Ela é hipster, caipira, chique? Conheça mais sobre a estampa que está no armário de todo mundo, o xadrez.

Sabe aquele xadrezinho escocês ou o vermelho de toalhas de piquenique? E aquele da marca de bolsas?

Bom, todas essas padronagens de xadrez têm um nome, e vamos falar sobre elas aqui. Não importa se você é um admirador da moda, ou só um curioso estiloso, sempre é bom saber o tipo de estampa que você procura. E um simples dicionário pode te ajudar.

Vamos lá:

Burberry

Padronagem criada pela grife britânica Burberry. Uma das marcas registradas mais copiadas ao redor do mundo.

Tipos de xadrez: Burberry

Tartan (ou tartã)

O tartã (cuja palavra quer dizer “tecido de lã leve”) é um tipo de xadrez originário da Escócia. No século XVIII, servia para identificação dos clãs escoceses.

Embora o mais conhecido seja o tartã de predominância vermelha, existem milhares de variações de cores. A maioria das tradicionaisvestimentas kilt são estampadas com este tipo de pattern.

Adotado no mundo da moda, sem mais sua funcionalidade hierárquica e social, o tartã virou queridinho nas araras das lojas.

Tipos de xadrez - tartan

Estampa Tartan

Madras

Muito comum na moda primavera/verão, geralmente está presente em tecidos leves e peças confortáveis. Originária da Índia, inspirada nos trabalhos artesanais de patchwork.

Imagem via

Estampa madras

Vichy

Padronagem formada por quadrados pequenos, aparece geralmente com as cores vermelho e branco ou preto e branco. Xadrez típico de toalhas de mesa presentes em  piqueniques, representados em  filmes e desenhos.

No mundo da moda, tanto esses quadradinhos pequenos quantos o pois (poá = bolinhas), marcaram as décadas de 50 e 60. Mas, atrizes já vestiam o xadrezinho bicolor nos anos 20, como a famosa Clara Bow. Por essas e outras, a Vichy é uma das estampa queridinhas das pin ups.

Outras cores intercaladas com branco são super possíveis no xadrez Vichy.

Imagem via
Imagem por Emma Tempest.
Brigitte Bardot em “And God created woman”, filme de 1956.

Príncipe de Gales (Glen plaid)

Assim como o tartã, é originária da Escócia, século XIX. Mas foi popularizada pelo Duque de Windsor (Edward VIII, Príncipe de Gales), que emprestou o seu título à estampa.

Geralmente reproduzida com cores sóbrias, é muito comum em alfaiataria.

Olha o pattern no filme de James Bond! Via

Glen Plaid - principe de Gales - estampa

Argyle

Aquele clássico suéter do primo nerd! Comum em roupas masculinas, a estampa é formada por losangos, geralmente em tons sóbrios, cortados por linhas de cor contrastante, geralmente bege, branco ou preto.

Novas versões do Argyle não são difíceis de achar por aí, com cores mais cítricas, ou tons pastel.

Imagem via

 

Buffalo Check

Sabe o pattern Vichy, que você conheceu acima? De uma forma curta e grossa, o Buffalo Check é a versão preto e vermelha dele, com quadrados maiores. Uma estampa mais tradicional, muito popular em roupas flaneladas, cobertores e mantas.

Buffalo check

Pied-de-Poule e Pied-de-Coq

É o preto-e-branco clássico de inverno, e nunca sai de moda. Agora, qual a diferença entre essas 2 padronagens tão parecidas? Simples, “pied-de-poule”, em francês, significa pé de galinha, enquanto “coq”, galo. A estampa que leva o nome de pé de galinha é formada por formas menores, enquanto o de galo, pela versão ampliada. Fácil de decorar.

Coco Chanel foi a responsável pela divulgação do diferente xadrez no mundo da moda. Falando nela, olha quem tá de pied-de-poule:

coco chanel pied de poule

Agora não tem desculpa. Você tem tudo para ser um “xadrezólogo”.

 

Letícia Motta

Designer gráfico com experiência no mercado há mais de 15 anos, atua nas áreas de design gráfico, digital design e direção de arte. Bacharel em Design, com extensão em Coolhunting e MBA em marketing digital. Fundadora do estúdio leticiamotta.com.

Comments (6)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@cutedropblog no Instagram