Um estudo sobre como a publicidade retrata os gêneros. O resultado viralizou. Confira.
Sabe aquelas propagandas de cerveja com mulheres sexy e sedutoras? E aqueles anúncios de cigarro com cowboys másculos e dominadores? Será que a publicidade é sexista, ou é um pleno consenso cultural?
Um grupo de estudantes da Universidade de Saskatchewan (Canadá) criou um trabalho que, além de nota máxima, rendeu um efeito viral e um pouco de reflexão.
Dylan Lambi-Raine, Kayla Hatzel e Sarah Zelinski criaram um vídeo para estudar como a mídia representa os gêneros (principalmente as mulheres) em seus anúncios e peças. Para isso, recriaram famosos anúncios, trocando simplesmente o modelo por um do sexo oposto. Será que o resultado seria o mesmo?
“Geralmente homens são retratados como fortes, dominantes, olhando fixamente para a câmera, disse Kayla Hatzel. Enquanto mulheres são retratadas como subordinadas, geralmente sem olhar para câmera, passivas.”
Para o vídeo, chamado “Representations of gender in advertising” (“Representações de gênero na propaganda”), as estudantes recrutaram amigos, que fizeram poses parecidas com as modelos, inseridos no mesmo cenário. As imagens, ao mesmo tempo que são divertidas, nos levam à pensar mais sobre o assunto.
Veja o resultado:
“Eu aprendi que você não precisa ser alguém importante na mídia de massa para começar um movimento, ou começar uma conversa ou discussão. Disse Lambi-Raine.
Pois é, parece que elas conseguiram mesmo trazer à tona um assunto já diluído na mídia de massa. Pelo menos é o que mostra as mais de 1.672.454 visualizações no Youtube.
Fontes de pesquisa: via e via.
Deixe um comentário