A arte de criar letras e ilustrar mensagens. Uma seleção de trabalhos incríveis.
A arte de escrever sem ser escritor. Uma linda mistura entre belas artes e artes aplicadas, uma batalha que sempre fez muito designer queimar a mufa. Assim a gente introduz esta incrível seleção de portfolios recheados de lettering e caligrafia.
Esclarecendo de um jeitinho bem rápido, lettering é a arte de ilustrar letras, palavras e frases, de um jeito único, seja ele digital ou manualmente. Já caligrafia é a arte de criar letras, que podem ser usadas em um texto corrido, inclusive. Uma boa dica para saber a diferença entre caligrafia, tipografia e lettering, é este post, simples e esclarecedor.
Além disso, este incrível projeto “Lettering x Calligraphy” mostra, com exemplos lindos, estas sutis diferenças.
Vamos conhecer uma galera que desenha mensagens de um jeito único, cheio de personalidade e com um toque de ilustração.
1. Scott Biersack
Scott tem 20 aninhos e ilustra a imagem em destaque no post. É designer gráfico, ilustrador e letrista. Um dos seus projetos mais legais é o “Project 365”, em que posta no seu Instagram uma frase por dia em forma de lettering.
Veja seu processo de trabalho em time-lapse:
2. Inkymole
Inkymole é o pseudônimo de Sarah Coleman, ilustradora. Já atendeu clientes como Vogue, the New York Times, Wall Street Journal, Washington Post, The Guardian, Playboy, Starbucks, entre outros. Mais de 300 capas de livros levam seus créditos. Você pode ver mais trabalhos de Sarah aqui.
3. Ben Johnston
Designer, ilustrador e letrista de Toronto, Canadá. Aém das suas criações convencionais, realiza exposições de tipos talhados em madeira.
4. Raul Alejandro
Designer graduado na School of Visual Arts (SVA) de Nova Iorque, especializado em tipografia e motion graphics. Criou uma série chamada Hand Type, em que posta palavras e expressões ilustradas à mão.
5. Dana Tanamachi
Designer e letrista do Brooklyn. Não tem como parar de admirar suas instalações criadas com giz.
6. Erik Marinovich
Designer e letrista de San Francisco. Co-fundador do site Friends of Type.
7. Martin Schmetzer
Artista de Estocolmo, focado em tipografia feita à mão. E cuidadosamente vetorizadas.
8. Sean McCabe
9. Jason Carne
10. Ashley Willerton
A especialidade deste designer do Reino Unido são as vitrines.
Gostou? Aconselho dar uma olhada neste post sobre a capa do disco do John Mayer.
Comments (5)
Diego Sowakasays:
25 de novembro de 2013 at 21:10Nos ultimos anos a tipografia deixou de ser apenas um meio de comunicar uma msg e passou a ser uma obra de arte =D
Vanessa Gonçalvessays:
28 de novembro de 2013 at 16:34Legal, mas podia ter colocado uns brasileiros, tem ótimos profissionais aqui, como o Jackson Alves e o pessoal da Criatipo. 😉
Letícia Mottasays:
28 de novembro de 2013 at 16:45obrigada pela dica, Vanessa. Tem uns estúdios e coletivos brasileiros bem legais divulgados neste post: http://www.cutedrop.com.br/2011/01/estudios-e-coletivos-brasileiros-de-qualidade-2/. É sempre bom mesmo divulgar o trabalho nacional. Valeu!
Vanessa Gonçalvessays:
28 de novembro de 2013 at 16:57Sim, conheço esse post. Adoro o site, sempre acompanho tudo. *-*
Letícia Mottasays:
28 de novembro de 2013 at 17:01Oba, que bom saber!!!! Obrigada, Vanessa. Bom ter vc sempre por aqui. Super bjo.