Um resumão do evento mais legal do mês de novembro!
Na última semana, dia 26/11, rolou o #cday, o Cutedrop Day, em Botafogo, no Rio de Janeiro.
Para quem não conseguiu estar presente, preparei esse post especial contando tudo o que rolou e dando dicas preciosas que os palestrantes dividiram com a gente.
1. 7 lições dos gatos sobre Design e Publicidade
Letícia Motta, editora chefe aqui do Cutedrop, começou sua palestra falando sobre Design e Publicidade, duas áreas que são que nem cão e gato!
Ela é “mãe” dos felinos Marie e Antônio, e com eles aprendeu algumas lições que dividiu conosco. São elas:
1 – Caixas de papelão são mais divertidas
Os trabalhos precisam ter uma mecânica simples, devem ser funcionais e ter uma mensagem direta. Na publicidade, menos é mais! Pensar fora da caixa não precisa ser complicado pros outros.
2 – Aprender outras línguas
Isso significa conhecer coisas novas, ler, pesquisar, se informar, trocar ideias com pessoas de outras áreas… Sem preconceito. Dar espaço para a “serendipidade”, que é a oportunidade de conhecer assuntos novos ao acaso.
3 – Gatos são sexy!
No primeiro contato com o público, precisa rolar uma sedução, uma química, para vender uma ideia ou produto. E sedução é aguçar os sentidos.
4 – Flexibilidade
O layout do seu projeto é responsivo? É aplicável em diferentes formatos de mídia? Um bom conceito funciona em qualquer lugar.
Deve ser flexível assim:
5 – Erre!
Dê oportunidade para que o erro sirva de insight. Não se deixe bloquear. Como disse John Maeda, autor do livro “As leis da simplicidade”:
6 – Organize
Faça suas ideias acontecerem! As coisas ficam mais fáceis quando você segue processos e etapas.
Ideia + organização + força da comunidade + capacidade de liderar (“Making ideas happen”, Scott Belsky)
7 – Tenha curiosidade
Sem curiosidade, você vai ficar parado no tempo, vivendo de passado. Esteja ligado nas novas tecnologias, hábitos de diferentes gerações, memes, notícias etc.
2. Tudo sobre blogs
Em sua palestra, Carla Lemos, criadora do Modices, divulgou alguns dados interessantes:
- O Brasil é o país onde os usuários de internet mais consomem conteúdo em blogs
- Segundo pesquisa de uma empresa de marketing digital brasileira, os blogs mais acessados no país são, respectivamente, das seguintes áreas: entretenimento, tecnologia, esporte, moda e beleza, cultura e educação, automotivos e gastronomia.
Carla criou o Modices para escrever e falar sobre suas marcas preferidas. O blog serviu para divulgar seu trabalho de stylist, e em 2006, quando ele foi criado, ainda não existiam muitos blogs de moda por aí. Carla disse que acompanhou todos os processos, viu o boom das blogueiras acontecer e admitiu que ter um blog não é fácil.
“Você é seu próprio chefe, então, tem que escrever todo dia, mostrar um bom conteúdo, cuidar da sua imagem… Não é fácil, pensei em desistir várias vezes, mas a minha vontade de falar sobre uma moda carioca, colorida e de um jeito mais fácil era maior”, disse ela.
O blog precisa ter a sua cara, seu estilo, sua linguagem, pois ele é o reflexo da sua personalidade e pode abrir muitas portas. Você gosta de imagens? E de gifs animados? É bem humorada? Seu blog deve expressar o que você é.
Algumas dicas para fazer seu blog bombar:
- Ter o mínimo de noção de Photoshop – ele faz milagres!
- O app Writer é ótimo para aquele momento em que surge uma idéia bacana e você não tem papel e caneta.
- No iPhone, os apps Picframe e Afterlight são ótimos e contam com efeitos fofos para suas fotos.
- Dois sites bacanas são o Creative Market, onde você pode achar fontes e temas para o seu blog; e o PuglyPixel, que tem cursinhos online.
Para divulgar seu blog, você pode também utilizar as ferramentas LookBook.nu e BlogLovin’. Os dois contam com apps disponíveis para celular.
E para manter a presença online:
- Separe seus canais corporativos e pessoais e faça comentários interessantes nos blogs que você costuma visitar. Assim, as pessoas vão saber que você é curiosa, inteligente e será mais fácil ficar conhecida.
- Para monetizar o blog, é necessário ter um bom mídia kit. Nele, além de uma breve apresentação sobre você e site, deve estar especificando o perfil do público visitante e os espaços comerciais disponíveis.
- O Google AdWords também é um bom aliado para começar.
3. Code Club: Aprender código pode ser divertido?
Felipe começou sua palestra com uma constatação: as pessoas odeiam programar. Então, como ensinar uma coisa tão chata e metódica para crianças?
Em sua pesquisa por uma solução, ele descobriu os sites CodeCademy e CodeCombat. Mas estes projetos ainda precisavam de um pré conhecimento de programação. Não era por aí.
Pesquisa vai, pesquisa vem, esbarrou com o projeto Code Club, que estava começando no Brasil. Curtiu, e entrou em contato com os organizadores. O projeto faz parte do Code Club World, que é uma organização sem fins lucrativos.
O objetivo do Code Club é ensinar a ciência exata de maneira diferente e fazer com que cada criança tenha a oportunidade de aprender a programar. Para isso, eles fornecem material de ensino e uma estrutura de voluntariado que apoia a realização de atividades extra-curriculares ligadas à programação de computadores.
Os benefícios do Code Club são:
- Exercitar a criatividade
- Fortalecer o raciocínio lógico
- Ampliar a capacidade de resolver problemas
A grande maioria das pessoas começa a programar com aproxidamente 17 anos, e isso fez com que tenham dificuldade, pois não estão acostumadas a ver isso como algo lúdico. Começando mais cedo e aprendendo a linguagem da programação, paradigmas são quebrados e muitas crianças moradoras de áreas carentes poderão ter novas possibilidades em suas vidas.
A apresentação completa do Felipe Fernandes pode ser vista aqui.
4. Design Thinking: Como essa metodologia pode ampliar o campo de trabalho do designer?
Adriana Melo é diretora da Arteccom e editora da Revista Wide e dividiu com o pessoal uma apresentação sobre design estratégico. O design, apesar de ser por si próprio uma disciplina focada em encontrar soluções de projeto, foi ganhando novos ramos no decorrer dos séculos. Hoje, vivemos a era do design de serviços, em que a experiência com as pessoas conta muito. O design thinking são metodologias que podem ajudar as marcas a conhecerem melhor seu público e encontrar soluções inteligentes e coerentes para problemas e questões, mesclando o pensamento do designer com o do estrategista.
A metodologia e os pilares do Design Thinking são:
- Imersão
- Co-criação
- Prototipação
- A imersão consiste em: observação; entrevista; experiência e síntese.
- A co-criação consiste em: brainstorming; desenhos; storyboard; storytelling e testes.
- A prototipação consiste em: viabilidade; prototipagem; piloto; simulação e relatório.
A imagem abaixo ilustra como deve pensar um profissional de DT:
Além disso, rolaram sorteios de hospedagens gratuitas da Hostgator, que foram acompanhadas de uns jacarezinhos simpáticos de pelúcia, e brindes cutomizados da Moleco pro Cutedrop.
O Cutedrop agradece a todos que estiveram presentes no evento! Obrigada e até o ano que vem. 🙂
Veja mais algumas fotos do evento, tiradas pela fotógrafa Bárbara Lopes. Aqui tem algumas fotos, mas o álbum todo tá aqui.
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