Junte o cara que criou instrumentos para a Björk, com taças de vidro e uma banda indie. O que será que dá?
Quando o assunto é música feita com taças, a primeira imagem que provavelmente vem à sua mente é de alguém deslizando o dedo indicador pelas bordas dos recipientes, fazendo aquele barulho parecido com um apito, certo?
Bom, neste caso, a marca Stella Artois resolveu fazer música usando suas taças (ou tulipas) de cerveja. Mas nada de dedo indicador na borda. O negócio foi mais profissa.
A cervejaria belga, em parceria com o escultor musical Andy Cavatorta e a banda indie Cold War Kids, resolveu criar The Chalice Symphony, ou a “A sinfonia dos cálices”.
O projeto consiste em fazer música através de instrumentos desenvolvidos especialmente para tirar sons legais, diferentes e harmônicos dos cálices de vidro. A ideia envolve desde a elaboração dos instrumentos, por Andy, até a composição de uma música (que você pode baixar), pela banda Cold War Kids.
Veja 0 teaser:
Os instrumentos
Quatro instrumentos inovadores foram criados por Andy Cavatorta: Pyrophone, Hipe, Star Harp e Violina.
Andy é músico, escultor e possui um título de mestre pelo MIT, por criar instrumentos diferentes através de tecnologia robótica. Trabalhou com a cantora Björk por um ano (para o álbum Biophilia) e participou do TED.
Veja mais sobre cada um dos instrumentos:
Pyrophone
Funciona como um órgão, que faz um som parecido com o das baleias. A vibração dos tubos do órgão é feita por uma chama, que faz vibrar o ar dentro dos recipentes.
Hive
A mecânica é parecida com a de um piano. Através de teclas de madeira que encostam em taças com tamanhos diferentes, é gerado um som como o de um sino, só que um pouco mais suave e agudo.
Star Harp
Inspirado no sistema solar, o instrumento gera um resultado parecido com uma harpa celta.
Violina
Instrumento de cordas composto por aros circulares feitos com crina de cavalo.
O resultado
A música final, gravada pela banda indie, pode ser baixada aqui, e se chama “A million eyes”.
Veja o site completo do projeto aqui.
Deixe um comentário