No universo cor-de-rosa das bonecas e princesas também cabe engenheiras?
Meninas brincam de casinha e se vestem de princesas. E meninos brincam com carrinhos e pecinhas de montar, certo?
Errado!
Uma companhia americana resolveu criar uma série de brinquedos focados em meninas, com o objetivo de mudar este esteriótipo cultural.
Debbie Sterling, fundadora da GoldieBlox, é uma engenheira que percebeu que meninas precisam de mais opções do que aquelas que os corredores cor-de-rosa das lojas têm a oferecer. Por isso, criou brinquedos super fofos, que estimulam a construção de engenhocas lógicas. Os kits contém peças para montar, livros interativos e uma personagem chamada Goldie, uma inventora que adora construir soluções junto com suas amigas.
Debbie, a fundadora, defende a relevância do sexo feminino, e o fato de que as meninas podem construir o futuro, literalmente. Afinal, o mercado de trabalho ainda é muito dividido por sexos.
Para divulgar os toys, foram criados alguns vídeos muito interessantes.
Um mostra dados culturais cruéis, como o fato de que aos 13 anos de idade, meninas bombardeadas com o ideal de beleza, começam a se decepcionar com o próprio corpo.
O outro vídeo é uma incrível Rube Goldberg machine, criada pelo mesmo cara que fez o clipe da banda “Ok Go” (saiba mais aqui).
Você pode ver mais vídeos no canal deles no Youtube ou acessar o site.
O que você achou da ideia?
Deixe um comentário