Gostaram do seu portfolio. Aprovaram seu orçamento. Tudo parece perfeito. Até a hora de apresentar o projeto. Como fazer da melhor forma?
As dicas a seguir podem te ajudar a encantar o seu cliente na hora de apresentar um projeto. Ok, não é uma receita mágica de aprovação, mas passar credibilidade e uma boa impressão é sempre bom, né?
Se liga nas dicas:
1. Capriche na execução
Digamos que seja um folder, um cartão de visita. Design gráfico. Tente levar alguma boneca (mockup, monstro, simulação) bem impressa e produzida. Nada que uma pesquisa sobre gráficas rápidas na sua cidade não resolva.
Gastar um pouco a mais pra levar uma pecinha bem acabada para o cliente pode render mais retorno. Mas explique que é só um exemplo. A peça final ainda vai ficar melhor (assim a gente espera, rs).
Mostrar exemplos do design aplicado também é legal. É uma identidade visual? Mostre como fica aplicada em algum tipo de papelaria, objetos etc.
2. Explique o processo (de forma clara)
Independente do projeto, levar de cara a peça final é um pouco frustrante. É como se a noiva já estivesse na igreja antes de todo mundo. Explique o passo-a-passo da sua pesquisa, revise o briefing, mostre a solução e o processo criativo. Assim, o seu cliente vai entender que ser designer não é só pegar um lápis e sair rabiscando qualquer coisa. É bem diferente!
Mas não tente enrolar falando difícil. Termos complicados sem fundamento não convencem. Mostre o que você sabe com uma linguagem simples.
3. Não se esqueça do clima
Como você vai apresentar seu projeto? Onde? Se você pode marcar um encontro ao vivo com o cliente, melhor. Mas evite lugares muito barulhentos, que podem distrair e tirar o foco. Procure locais aconchegantes. Se você e o cliente não têm uma sala de reunião, um café é bem vindo.
Se você não pode ao vivo, detalhe bem a sua apresentação, com um bom storytelling. Só cuidado para não ficar cansativa.
4. Referências e exemplos
Levar referências para exemplificar sobre o que você está falando é positivo. Uma maneira discreta e delicada de dizer “tá entendendo ou quer que eu desenhe?”. Digamos que você está levando um projeto em flat design. Leve referências de mais materiais que aplicam a mesma tendência. Assim seu cliente tem um parâmetro comparativo.
5. Saia do convencional
Apresentações geralmente são chatas. Mas a sua não precisa ser. Capriche na apresentação, deixe dinâmica. Dependendo do cliente, o encontro pode até ser divertido. Se ele dá liberdade pra isso, por que não sair um pouco do quadrado? Mas lembre-se sempre de que você está ali para vender seu produto, não para fazer um stand up.
Estas dicas são muito, muito simples. E na verdade, elas se resumem em uma dica final:
Todo trabalho criativo precisa de um bom planejamento.
Vai lá e arrasa.
Comments (1)
Renata Santossays:
26 de julho de 2014 at 2:25ótimas dicas!! principalmente pra quem é freela, como eu, sempre é importante um direcionamento 😉