Nova boneca integra a linha ”I Can Be”, que estimula mulheres a serem o que quiserem.
A boneca Barbie, já velha conhecida nossa, já foi mãe de família, miss, evoluiu para paleontóloga e virou até astronauta.
Depois de conquistar mulheres de várias gerações, a Mattel resolveu investir numa linha um pouco mais séria: a Barbie empresária, parte da linha “I Can Be” (Eu posso ser, em português).
Ela vem com um vestido cor de rosa, um penteado sofisticado, saltos pretos e suas ferramentas para estar sempre conectada: um tablet, um smartphone e um case com laptop.
Com o lançamento, a Mattel reforça a sua “I Can Be”, criada em 2010, em um esforço para mostrar carreiras modernas. A nova Barbie, que ganhou até perfil no LinkedIn (veja aqui), chega às lojas em junho e estará disponível em quatro etnias, segundo o site internacional da CNN.
Em sua conta no Twitter, Barbie promoveu um chat, o #BarbieChat, pedindo aos seguidores que respondessem diversas questões sobre empreendedorismo e liderança.
Nas perguntas, a personagem usou a hashtag #Unapologetic, algo que em português seria ”sem remorso” ou ”sem culpa”, em referência a campanhas de algumas marcas, que destacam o fato de as mulheres sempre pedirem desculpas quando estão em ambientes considerados masculinos – como as empresas de tecnologia, ou se o fato de ser mulher fosse sinônimo de ser inferior, ou sem força.
Veja algumas das perguntas:
Q8: For you business owners, what’s the best thing about being the boss? #LikeABoss #BarbieChat #Unapologetic
— Barbie (@Barbie) 18 junho 2014
”Pergunta 8: Para os donos de seus próprios negócios, qual é o melhor em ser chefe?”
LAST QUESTION! When you were young, what was your dream career? #BarbieChat #AnythingisPossible #Unapologetic
— Barbie (@Barbie) 18 junho 2014
”Última pergunta! Quando você era jovem, qual era sua carreira dos sonhos ?”
Q1: What was the best career advice you ever received? #BarbieChat #Unapologetic
— Barbie (@Barbie) 18 junho 2014
”Pergunta 1: Qual o melhor conselho sobre carreira que você já recebeu?”
If you can dream it, you can be it. #Unapologetic #MotivationMonday pic.twitter.com/XaZv41shJh
— Barbie (@Barbie) 16 junho 2014
No site da empresa, também está disponível um guia para que as pequenas aprendam a empreender, com dicas e incentivos. O guia só está disponível em inglês. No site também é possível ver uma sessão inteira com homenagens e artigos sobre mulheres empreendedoras – entre elas a sensacional Sheryl Sandberg, que trabalha no Facebook.
O que cabe na bolsa da Barbie? Carteira, tablet e smartphone.
Barbie fashion e moderna, sem deixar de ser feminina.
Mensagem de incentivo: ”Você não pode ser o que você não pode ver”.
A campanha de lançamento é bastante inovadora, mas a revista americana Fast Company levantou um ponto importante: toda a campanha deve agradar muito mais as mães do que as crianças que brincam de Barbie.
Será que um smartphone e uma página no LinkedIn são realmente capazes de mostrar às meninas que elas podem sonhar em se tornarem empreendedoras na área que bem entenderem?
E você, o que acha? Compraria uma Barbie empreendedora para sua filha?
Comments (1)
Pâmelasays:
22 de julho de 2014 at 14:44Essa Barbie é mais atualizada do que eu!