Quer se tornar um ninja da busca? Chega mais.
Usar a busca do Google já se tornou algo tão automático quanto escovar os dentes (tomara que escovar os dentes seja um costume pra você, rs). Ainda mais com recursos de “autocompletar”.
Mas você ainda pode ser mais produtivo e eficiente na pesquisa se souber usar alguns truquezinhos que o Google oferece para o refinamento dos resultados.
Achei um infográfico bem explicativo, que vai ajudar. E o Google vai ficar ainda mais poderoso. Quase um Akinator (quem lembra?).
Confira algumas dicas traduzidas:
Operadores de pesquisa
Para buscar frases exatas, use aspas.
Use um traço antes da palavra que você quer excluir. É válido para quando você busca por uma palavra com vários significados.
Use site: para buscar dentro de sites específicos. Por exemplo: receitas dentro do site theguardian.com.
Use related: para achar sites com conteúdo similar à URL que você já conhece. Por exemplo, se você escrever related:visually, o Google vai buscar por sites que contenham infográficos.
Digite allintext: para buscar exatamente as palavras com você digitou.
Com o intext: você encontra páginas que contenham, além do que você procura, um termo específico dentro dela.
Com allintitle: você busca por páginas cujos títulos contenham as palavras digitadas.
Com o intitle: o Google encontra títulos que contenham ao menos aquela palavra digitada.
Usando allinurl: você encontra páginas que contenham os termos dentro da URL do site.
Com filetype: você pode encontrar por arquivos de um tipo específico. Por exemplo, digitando filetype:pdf os resultados serão filtrados por arquivos com esta terminação.
Se você quiser encontrar páginas que contenham uma ou outra expressão (e não todas elas), digite OR em caixa alta.
O campo de pesquisa do Google não reconhece todas as pontuações. Mas as pontuações e símbolos que ele reconhecem incluem:
- O +, quando você busca por coisas como tipo sanguíneo, por exemplo.
- O @, para tags de redes sociais.
- Ampersand (&) para frases e ideias extremamente conectadas.
- O % para porcentagem, logicamente.
- $ para preços.
- # para hashtags.
- E – para palavras conectadas
Recursos do Google
Além do conhecido campo de busca, o Google oferece outros recursos, como:
- Google Search Tricks – um app útil para aumentar a busca e conseguir mais do que ela pode oferecer.
- Google Images – basta fazer um upload de uma imagem que ele acha imagens relacionadas.
- Google Goggles – usa a câmera do sseu celular para fazer buscas.
- Google Trends – para buscar trending topics e ver o que as pessoas estão buscando
- Google Books – para visualizações de livros
- Google Scholar – para teses e artigos acadêmicos
E para se divertir
Digite as palavras abaixo no campo de pesquisa do Google e experimente alguns easter eggs.
E o infográfico completo pra você virar ninja:
Voilá!
Deixe um comentário