Você se sente pressionada para estar linda, maquiada e perfeita todo dia? Então leia esse post e conheça o projeto #STBM.
Como muitos devem saber, sou uma leitora assídua de blogs. Blogs literários, tecnologia, moda, comportamento. E foi num desses blogs que fiquei sabendo da sensacional campanha ”Stop the beauty madness’‘ (”pare a loucura da beleza”, em português), que mostra em imagens super diretas e francas como é ser uma mulher no século 21, que sofre com o cabelo que acordou estranho, a pele oleosa, a roupa tamanho P que ficou larga (!) e ainda precisa conviver com julgamentos e comparações diários.
A campanha já existe tem um tempo e foi criada pela escritora Robin Rice. Robin acredita que você (nem eu, nem ninguém) precisa ser modelo de capa de revista, maquiada, perfumada e linda, para ser aceita e feliz. Ela criou um site, que conta com uma série de imagens ilustrativas que estão sendo divulgadas em diversos meios de comunicação.
Em entrevista ao Huffington Post USA, ela afirmou que:
“Minha missão é dizer que, se as mulheres estão tão preocupadas com seu peso e sua aparência ao ponto em que elas não se impõem mais no mundo, então estamos perdendo alguns indivíduos realmente extraordinários e algumas conversas importantes que deveríamos estar tendo. As mulheres precisam ajudar o mundo a ir para uma direção mais bonita – uma direção genuinamente bonita”.
As mulheres que dão sua contribuição para a campanha postam no Instagram ou no Facebook uma selfie de ”cara limpa” (ou seja, sem maquiagem e sem auxílio do Photoshop para editar) e usam a hashtag #StopTheBeautyMadness. Já tá rolando até corrente no Facebook, onde amigas desafiam as outras a participar do projeto. No Brasil, algumas marcas estão apoiando a iniciativa.
Veja algumas das imagens da campanha, que você pode acompanhar pelo Instagram:
”O que eu quero ser quando crescer? Bonita”
”O que há de errado nessa foto? Absolutamente nada.”
”O que eu aprendi na escola hoje: Gorda. Porca. Sub-humana. Nojenta. Porque você não se mata?”
”Esperta o suficiente. Talentosa o suficiente. Não branca o suficiente. #NãoConseguiuOEmprego.”
“Eu não sou anoréxica. Eu não estou doente. Eu não tenho sorte. Eu sou magra – meu corpo é assim.”
O pessoal do ”Manual do Homem Moderno” escreveu um texto sobre a campanha em que diz que mulheres deveriam usar menos maquiagem.
O que você acha?
Deixe um comentário