Como será a experiência de cozinhar daqui a 10 anos? A IKEA, junto com estudantes de universidades de Design e com a IDEO, chegaram a uma conclusão.
O futuro a longo prazo já foi imaginado por diversos filmes. Alguns acertaram nas previsões tecnológicas, outros não conseguiram chegar tão longe quanto a realidade, e alguns viajaram na criatividade. Mas uma coisa é certa: no século em que vivemos, será que 10 anos é prazo suficiente para mudanças radicais na cultura tecnológica?
Acha um prazo curto? Então pare e pense onde está aquele seu celular com teclado analógico. Ou o que aconteceu com sua máquina fotográfica digital depois que você comprou um smartphone incrível?
Tem gente que acredita que essas mudanças vão além do uso de gadgets, e vão se refletir em wearables (tecnologia de vestir) e no cotidiano dentro de casa.
Pensando nisso, a IKEA, em 2013, começou um projeto de 18 meses de duração em parceria com 3 departamentos de Design dentro de universidades (Ingvar Kamprad Design Center, Lund University e Eindhoven University of Technology) e com a IDEO. O briefing era o seguinte:
Como será a experiência de cozinhar em 2025? É possível criar algo que ajude as pessoas a terem um estilo de vida mais saudável e sustentável?
Além do briefing, a IKEA preparou um toolkit para ajudar na elaboração das ideias, além de vídeos com entrevistados.
Dos insights obtidos, foram identificadas 6 tendências na cozinha “do futuro”:
Cozinha colaborativa
Uma tendência social das cidades grandes. Cada vez que os espaços são menores em casa, a cozinha está virando uma experiência de troca.
Armazenamento iluminado
A forma de consumo e armazenamento atual colabora com o desperdício. Permitir ver o alimento que você produz e armazena pode evitar a geração de mais lixo.
Cozinha consciente
Como o design e a tecnologia podem ajudar a criar uma relação emocional e interativa com os ingredientes?
A cozinha de todas as coisas
A cozinha não é um lugar só pra cozinhar, mas para preparar comida ocasionalmente, sendo usado para outros fins.
Tecnologia humana
Como colocar o ser humano no centro das necessidades, com a tecnologia para auxiliar, e não o contrário, criando eletrodomésticos Franksteins sem função?
Cozinha democrática
Quanto mais digitais ficamos, mais procuramos experiências reais, de troca e interação. Como a cozinha pode ser um ambiente que inspire?
Os estudantes que tiveram seus projetos selecionados ganharam um estágio na IDEO, para poderem desenvolver suas ideias. E o projeto final virou um mega protótipo em funcionamento, o Concept Kitchen 2025, em Milão, no espaço IKEA Temporary.
Veja como foi o processo criativo:
E conheça um dos componentes do modelo de cozinha do futuro, segundo o IDEA Concept Kitchen:
Conheça a iniciativa completa no site.
Comments (1)
Roberta Keehlsays:
11 de outubro de 2015 at 12:49Quando se pensa em tecnologia a comida é uma das últimas a ser levada em conta, e esse projeto é realmente incrível por ter saído dos temas convencionais.
Excelente matéria!