Qual a função do Design? Ou como o Design pode ajudar a pensar diferente? Um post com 5 TED talks incríveis para mudar o seu ponto de vista.
Ouvir o que as pessoas têm a compartilhar é sempre bem vindo. Como dizia vovó, não é à toa que temos dois ouvidos e só uma boca. E, felizmente, hoje não falta fonte de informação pra gente aprender e filtrar o que é bom.
Uma dessas fontes de informação são os TED Talks, palestras curtas realizadas por profissionais de diferentes ramos, vindos do mundo todo. Algumas são muito boas mesmo e fazem a gente refletir sobre diversos assuntos.
E o objetivo deste post é fazer você refletir sobre a importância do Design, sob diferentes pontos de vista, através de alguns TED Talks. Alguns palestrantes nem designers são, mas seus ensinamentos são preciosos.
Os Top 5 que me impactaram estão aqui. Confira:
1. Tom Wujec: Tem um problema “cabeludo”? Primeiro me diga como você faz torradas
Tom Wujec prova que desenhar em um papael “como torradas são feitas” pode ajudar e muito a mudar seu pensamento sobre o funcionamento dos processos. Como assim? Ao pedir para pessoas desenharem o passo a passo de se fazer torradas, Tom analisou os pontos em comum dos diagramas ilustrados e aplicou os princípios em comum para diferentes propósitos, conseguindo provas de que aplicar conceitos do Design pode solucionar problemas complexos. Qualquer semelhança com as etapas aplicadas no Design Thinking não é mera coincidência.
2. Jinsop Lee: Design para os 5 sentidos
Muita gente pensa que Design é puramente visual. Mas Design vai além de desenho, é projeto. Pode e deve envolver os outros sentidos, caso isso seja o caminho mais eficaz para a funcionalidade. Isso é o que mostra Jinsop Lee com a sua “teoria dos cinco sentidos”.
3. John Maeda: Como a arte, a tecnologia e o design formam líderes criativos
Particularmente, sou fã do John Maeda. Depois que ele escreveu “As leis da simplicidade” (saiba mais neste post), Maeda me cativou com seu equilíbrio entre funcionalidade e estética. Mas não é só de leis da simplicidade que vive John. Neste TED, ele mostra a intereseção entre arte, design, tecnologia e liderança. E como observar o entorno pode ajudar a liderar uma equipe com base na heterarquia e não mais na hierarquia.
4. John Hockenberry: Nós somos todos designers
John não é designer, é jornalista. Mas ele cresceu ouvindo os ensinamentos do seu pai, que era designer, sobre o bom e o mau design. O bom design deve ter intenção. Sem intenção uma criação fica vazia, repetida, copiada. Mas a intenção não está só na criação de objetos ou de peças visuais. John compartilha o seu ponto de vista sobre a intenção nas diferentes decisões que podem ser tomadas na vida e como o Design influencia nisso. Todos nós podemos ser designers intencionais.
5. Timothy Prestero: Design para pessoas, não para prêmios
Timothy foi premiado com um projeto para a saúde de recém nascidos. Mas tinha um problema: o projeto não foi testado pelo público final. Existe uma grande diferença em criar algo que impressione e algo que funcione. Neste TED, Prestero mostra como um projeto que tem a intenção de mudar a vida de pessoas deve ser realmente pensado. E uma das lições boas deste discurso é que não existem usuários “burros”, e sim produtos burros. Quem é designer precisa assistir:
Tem mais alguma dica para acrescentar a esta bagagem de conteúdo? Comente aqui!
Deixe um comentário