Você conhece tudo sobre a tipografia do seu smartphone? Quais as diferenças entre as interfaces?
Quem instalou o novo sistema iOS 9 no iPhone deve ter percebido que alguma coisa diferente aconteceu. Talvez os mais desatentos não tenham notado o que houve de fato, mas ficaram com a pulga trás da orelha. E algum designer louco por tipografia tenha visto de cara que foi a fonte a protagonista desta história.
Mas, afinal, quais são as famílias tipográficas utilizadas pelos principais sistemas operacionais mobile do momento, o da Apple e o da Google? Você sabe?
Apple iOS 9
A Apple tem um grande histórico de tipografia.
Vamos começar pela Myriad, tipografia utilizada na identidade visual da marca. Apesar da Myriad ser a fonte oficial dos nomes dos seus produtos estampados nas embalagens, não é ela a utilizada nos sistemas operacionais.
Desde a primeira geração do iPhone, em 2007, até a versão anterior do sistema operacional dos smartphones, a Apple passou por uma migração entre Helveticas. Variando entre Helvetica, Helvetica Neue Light e Helvetica Neue, os usuários tiveram alguns bons anos de experiência com a clássica e queridinha família tipográfica.
A partir do último update para o iOS 9 (e do novo OSx para o Mac ), uma nova fonte deu as caras: a San Francisco.
A pergunta é: por quê?
Existem algumas possibilidades de resposta para esta pergunta, como:
- A Helvetica Neue não foi desenvolvida para telas e a San Francisco, por outro lado, foi pensada inclusive para pequenos displays, sendo aplicada no Apple Watch antes mesmo do iOS 9 ou o OSX El Capitan. De qualquer forma, a San Francisco possui uma versão display e uma versão “texto”, com pequenos ajustes para aplicação em pequenos ou grandes devices.
- A fonte San Francisco é autoral da Apple, enquanto a Helvetica foi desenvolvida pela Linotype. Ter uma fonte só sua é de brilhar os olhos, né?
- Maior legibilidade. Segundo a Apple, a San Francisco possui uma altura-x maior dos seus caracteres, o que garante uma leitura melhor, mesmo que de longe.
Mas será que você sabe mesmo a diferença entre Helvetica Neue e San Francisco? Faça este teste e prove seu conhecimento.
Android Marshmallow
O sistema do Google utiliza a Roboto, tipografia própria, desde 2011. Para os idiomas não suportados pela Roboto, existe a Noto.
Você pode saber mais detalhes sobre as duas no guide de material design do Google.
A fonte é open source e pode ser incorporada em qualquer site através do Google Fonts.
Se você é usuário de ambos os sistemas, Android e iOS, talvez tenha notado uma semelhança entre as tipografias. E, de todas as duas com a DIN, já velha conhecida de todos nós.
Será que caminhamos para uma unificação tipográfica entre Apple e Android?
Deixe um comentário