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Qual a diferença entre preto e preto na impressão?

preto-destaque

O título deste post não está errado. Existem sim dois tipos de cor preta que podem influenciar e muito na produção do seu impresso.

Se você já conhece o sistema CMYK, vale lembrar que existe o preto formado por todas as cores básicas do sistema subtrativo (ciano + magenta + amarelo) e o preto formado apenas pelo K do CMYK (K de key = preto).

CMYK-sistema

Legal, mas qual a diferença?

Uma das maiores diferenças está na impressão de textos. Fontes pequenas ou finas impressas com o preto “policromático” (C 100 M 100 Y 100), podem sair borradas, uma vez que as retículas precisam ser sobrepostas a cada vez que o papel passa por um rolo de impressão. Qualquer leve desregulada já prejudica a leitura, causando o chamado erro de registro.

Por outro lado, textos impressos em 100% K não correm este risco, pois só uma tinta é impressa sobre o papel.

texto-preto-cmyk
Imagem obtida neste guia de impressão para designers.

A outra diferença básica está na profundidade da cor. Inclusive este foi um dos motivos pelo qual o sistema de cores CMYK ganhou este K no final.

No sistema subtrativo, que é o de pigmentos, obter o preto através da mistura de todas as cores pode ser muito bonito, teoricamente falando. Mas ao misturar, o que a gente obtém de verdade é um preto meio lavado, meio marrom, meio acinzentado, diferente de uma tinta puramente pretinha.

Por conta de uma precisão maior na impressão, da obtenção de um matiz mais puro e para evitar desperdícios, uma vez que seria necessário sempre usar 3 tintas para chegar ao preto, foi criado o pigmento preto, o K do CMYK.

PRETOS-escala

Agora, tem um truque caso você precise se uma cor mais intensa em áreas maiores de impressão. Basta “calçar” o preto, ou seja, além do K 100%, acrescentar uns 30% de ciano, que vai dar uma maior profundidade à cor.

Entendedores entenderão. XD
Entendedores entenderão esta infame piadinha.

Fica a dica.

Letícia Motta

Designer gráfico com experiência no mercado há mais de 15 anos, atua nas áreas de design gráfico, digital design e direção de arte. Bacharel em Design, com extensão em Coolhunting e MBA em marketing digital. Fundadora do estúdio leticiamotta.com.

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