Uma lista de inspirações de logos com o caractere mais lindo e flexível de qualquer família tipográfica: o ampersand,
Se existe um caractere muito querido entre os presentes em uma família tipográfica é o Ampersand. Aquele simpático “et” comercial é um misto entre significado e ornamento que deixa os designers fascinados.
E se tem uma coisa que combina muito bem com ele é identidade visual. Não precisa nem fechar os olhos pra lembrar de algum logotipo que tenha um “&” no meio.
Mas em meio a este oceano de variedades, existem algumas identidades que merecem respeito. Tanto pela capacidade de síntese, quanto pela elegância.
E o Cutedrop veio fazer uma criteriosa seleção que vai te inspirar & animar. Confira:
1. Mother & Child
E a lista começa nivelando por cima com este cláááássico do Design!
“Mother & Child” foi uma revista que não chegou a ser publicada. Mas sua identidade foi criada por Herb Lubalin e Tom Carnase em 1965 e se tornou um ícone incrível que mostra a capacidade de transformar tipografia em símbolo.
Herb Lubalin foi o tipógrafo e designer por trás da criação da fonte Avant Garde, além de outras peças mundialmente famosas.
2. Victoria & Albert Museum
Criado por um dos principais nomes do design gráfico britânico, Alan Fletcher, em 1990, este logo para o Victoria & Albert Museum respira elegância com o uso da tipografia Bodoni. A sacadinha de transformar o Ampersand no traço da letra “A” nos prova que o bom uso da forma faz toda a diferença. O símbolo foi tão pregnante que continua igualzinho até hoje, sendo utilizado na identidade gráfica do museu.
Alan Fletcher foi um dos fundadores da renomada agência Pentagram.
3. John & Jane
John & Jane é uma agência de eventos cujo símbolo foi desenvolvido pela galera do estúdio belga Skinn. As iniciais dos nomes John e Jane se tornam um belíssimo Ampersand, sem prejudicar a leitura.
4. Sushi & Co
Nada de referências à bandeira do Japão ou ao hashi neste símbolo de restaurante japonês. Aqui, o “et” comercial vira um simpático peixinho e/ou um anzol. A criação é da agência Bond.
5. Oito & Oito
Símbolo desenvolvido para uma loja de bolsas femininas. O símbolo consegue reunir os numerais “oito” e o “et” em um só conceito gráfico. Veja o projeto no Behance de Letícia Motta.
6. & meets ♥
Não é necessariamente um símbolo de alguma identidade visual, mas um experimento bem sucedido que poderia ser aplicado tranquilamente na vida real. Veja mais no Dribbble de Daniel von Burkersroda.
7. Coffee & Tea
Café e chá. E uma combinação de conceitos gráficos super clean. Veja mais no Behance de Mackenzie Freemire.
Tem mais referências de logos bem sucedidos com uso do Ampersand? Comenta aqui!
Deixe um comentário