Press ESC to close

Esboços de tipografia criadas na Bauhaus viram fontes disponibilizadas pela Adobe em um projeto incrível

Imagine poder fazer um layout usando uma tipografia criada na Bauhaus e nunca antes divulgada para o mundo?

Todo designer já ouviu falar na Bauhaus. Ponto de referência do design gráfico, do estudo da Gestalt e da tipografia geométrica, a escola alemã de Design foi motivo de amor de ódio na formação do design como conhecemos hoje. Rompeu com padrões estéticos vigentes na época e construiu uma nova forma de pensar em funcionalidade. Fundada em 1919 em Weimar, na Alemanha (mudando-se depois para a cidade de Dessau), pelo arquiteto Walter Gropius, com a máxima de que o “design segue a função”, a escola revolucionou, removendo arabescos e ornamentos decorativos de objetos e construções arquitetônicas, como móveis e prédios, de caracteres (você não vai encontrar serifas na Bauhaus!) e peças de comunicação visual, criando modelos facilmente reproduzidos em escala industrial.

Rascunho encontrado nos arquivos da Bauhaus.

Depois de quase 100 anos, esboços de tipografia originais e fragmentos de cartas inéditos da lendária escola de design foram redescobertos e a Adobe iniciou um lindo projeto, chamado “Hidden Treasures” (tesouros escondidos, em tradução livre) com o objetivo de disponibilizar estas criações. Para isso, a Adobe adotou cinco estudantes de design, sob a orientação do tipógrafo e designer alemão Erik Spiekermann, para trazer cinco novas tipografias, baseadas em formas de letras desenhadas à mão no arquivo da escola da Bauhaus.

Duas dessas fontes já estão disponíveis para assinantes da Creative Cloud ( se você trabalha com algum software Adobe você provavelmente é um assinante), e podem ser sincronizadas via TypeKit.

Confira também as elegantes animações feitas para a divulgação das fontes digitalizadas:

 Tipografia 1: Xantis

Tipografia 2: Reross

Tipografia 3: Alfarn

Tipografia 4: Joschmi

Tipografia 5: Carl Marx

E aqui, um exemplos de todas elas:

Conheça mais detalhes e créditos dos criadores do projeto na magazine “Create” da Adobe, ou no site oficial do “Hidden Treasures”.

Letícia Motta

Designer gráfico com experiência no mercado há mais de 15 anos, atua nas áreas de design gráfico, digital design e direção de arte. Bacharel em Design, com extensão em Coolhunting e MBA em marketing digital. Fundadora do estúdio leticiamotta.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@cutedropblog no Instagram