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Como um escritor deve divulgar sua obra na era digital (e usar o Design a seu favor)

Você sabia que se tornar um escritor reconhecido vai muito além de digitar um livro e mandar imprimir? Vem conferir como alguns recursos podem te ajudar nesta jornada.

Criar um blog, ter um site, utilizar as redes sociais, tudo isso e mais um pouco são maneiras que um autor, novato ou não, tem para divulgar o seu trabalho em um mundo que gira em torno da internet. Desde que o computador se tornou comum nos lares, a ideia do escritor que gastava pilhas de papel datilografando páginas e páginas em máquina de escrever foi ficando cada vez mais no passado. A possibilidade de digitar poemas, contos e romances inteiros em um editor de texto, tendo a chance de apagar os erros e as frases que não se encaixam, foi o estímulo para muita gente se arriscar no mundo da literatura.

É óbvio que a qualidade literária de tudo que é produzido pode ser questionável, mas é inegável também que há muita coisa boa escondida em pastas e HDs espalhados por aí. Além disso, após o “advento da internet”, não tardou muito para o surgimento dos livros digitais, fato que trouxe mudanças no modo como compramos e consumimos literatura. Hoje em dia, a Amazon, por exemplo, empresa que criou o mais famoso leitor digital da atualidade, o Kindle, possibilita que as pessoas publiquem e lucrem com a população de e-books.

Imagem (“Stock Photos de dean bertoncelj/Shutterstock”)

Vale considerar também que as mídias de divulgação se tornaram muito mais mistas e o consumo de conteúdo mais visual. Com isso, aliar Design e Literatura pode ser uma boa ideia. Anota essas dicas e comece sua jornada para um best-seller:

O blog a serviço de boas histórias

Logo que os blogs surgiram, eles foram o espaço para poetas e ficcionistas de primeira viagem ensaiarem os seus primeiros versos e contos. Era possível encontrar em muitos deles crônicas e textos bem interessantes. Depois, aos poucos, que as pessoas concluíram que os blogs poderiam ser mais do que suporte para poesias e contos, eles também se tornaram ferramentas para o jornalismo e também para empreendedores divulgarem as suas empresas. No entanto, nem por isso um pretenso escritor deve descartar um blog da sua estratégia de divulgação. Eles são um meio versátil e possuem um longo alcance de público. Além disso, atualmente é possível contar com plataformas intuitivas, como o WordPress. Elas permitem que qualquer usuário possa criar e gerenciar um blog (inclusive o WP, como é conhecido pelos mais íntimos, é a plataforma utilizada pelo Cutedrop).

Imagem (“Stock Photos de Casimiro PT/Shutterstock”)

Por outro lado, de nada adianta criar um blog e jogar ali os seus contos e crônicas. Fazer isso é o mesmo que arremessar ao mar uma garrafa com uma carta e aguardar que alguém encontre. É preciso ter uma estratégia de divulgação. Vamos ver como faz isso?

Crie uma identidade visual

Imagem (“Stock Photos de Georgejmclittle/Shutterstock”)

Você escreve histórias de terror ou seus contos são policiais na linha pulp do Raymond Chandler? Os seus textos são ficção científica ou fantasia no melhor estilo Robert E. Howard? Ou até quem sabe é tudo isso junto?

Por isso, na hora de criar o seu blog escolha um layout compatível com o conteúdo dos seus textos e invista em um visual condizente com o seu tema. Pense também na responsividade, pois é fundamental ter um blog com design responsivo levando em conta os smartphones e iPhones que hoje em dia acompanham os leitores onde quer que eles estejam (você pode testar se o seu site é responsivo utilizando uma ferramenta grátis do Google).

Pense também na legibilidade: se você utilizar temas para a criação de um blog, por exemplo, considere um tema com tipografia agradável para leitura de textos longos e nada de fundos muito cansativos sob as letras. Deixe fontes decorativas somente para títulos e confira se a família tipográfica escolhida para o corpo de texto tem acentos e glifos (símbolos) suficientes no seu idioma de escrita.

Uma boa diagramação do seu livro ou ebook pode auxiliar na fluidez do conteúdo e no interesse do seu leitor. Imagem Shaz Madani Studio.

Publicação de conteúdo

Separe o conteúdo que você vai publicar em um livro físico ou em um e-book do conteúdo que você posta em seu blog. Use o blog muito mais para dar ao público um aperitivo das suas histórias, uma amostra do seu estilo. Outro detalhe: um blog é um meio versátil que permite a presença de fotos e vídeos nas postagens. Sendo assim você pode contactar um ilustrador para criar ilustrações referentes aos seus textos. Aqui mesmo no Cutedrop você vai achar vários profissionais talentosos, #ficaadica.

Além disso, o conteúdo do seu blog não precisa ser exclusivamente literário. Você pode gravar vídeos sugerindo dicas de livros e outros referentes a literatura. Capriche na edição de vídeos e use também os stories e vídeos ao vivo do Instagram.

Fotografias interessantes podem fazer muita diferença para engajar leitores pelo Instagram. Fotos criativas despertam o interesse pelo conteúdo. Olha só:

Instagram de Annie Sullivan @annsulliva

Registro de domínio

Um blog com um nome de domínio registrado já denota para o seu público que você não é um escritor de fim de semana, mas sim, leva a sério a literatura. Um blog com domínio personalizado confere profissionalismo e credibilidade para o seu projeto. Uma boa hospedagem de site também pode ser algo vantajoso para o desempenho do seu blog. Nesse caso, você pode contratar um plano bem barato, como, por exemplo, uma hospedagem compartilhada.

Cuidado com nomes que podem funcionar como bons títulos de livros, mas como domínios podem não dar tão certo ao juntar as palavras… Pensar em soluções de problemas que ainda nem existem também é uma das funções do Design.

Mostre que você tem história para contar

Um blog sozinho não vai transformar você no novo Stephen King ou na nova J.K. Rowling. Por isso, é preciso também aliar a ele outros recursos. É aí que as redes sociais aparecem para dar uma mãozinha.

No Facebook você pode entrar em grupos destinados a escritores, bem como criar uma página oficial para divulgar lançamentos, novidades e promoções. No Twitter, por exemplo, é possível organizar ações especiais para os seus seguidores. Além disso, você pode fazer parte de alguma plataforma destinada para escritores, publicando ali algumas histórias e inserir links para o seu blog e suas redes sociais.

Um exemplo disso é a Wattpad, uma plataforma onde você pode publicar contos e até romances inteiros. O interessante desta plataforma é que uma boa capa se destaca em meio a muitas, como em uma estante de livraria. Nestas horas, um bom Design pode fazer a diferença.

Nesta tela do Wattpad, alguma capa consegue chamar mais a sua atenção?

Conclusão

A arte de contar histórias faz parte da evolução do homem. Se na época das cavernas a voz humana era o suporte para elas, mais tarde vieram os papiros, os livros e hoje a tela do seu notebook ou do seu smartphone. Portanto, é importante que os autores na era da internet utilizem essas dicas para que as palavras cheguem até aos seus leitores. Ah sim, e continue sempre lendo e aprendendo cada vez mais.

Imagem de destaque (“Stock Photos por Irina Strelnikova/Shutterstock”)

Letícia Motta

Designer gráfico com experiência no mercado há mais de 15 anos, atua nas áreas de design gráfico, digital design e direção de arte. Bacharel em Design, com extensão em Coolhunting e MBA em marketing digital. Fundadora do estúdio leticiamotta.com.

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