Criar um portfólio… Se tem um job complicado para quem é designer é publicar (ou produzir e atualizar) seu próprio material. Algo que parece simples aos olhos de quem está de fora do processo é extremamente complicado para o profissional de criação independente.
Se você também acha este o pior dos jobs, talvez seu(s) motivo(s) se enquadrem entre um destes abaixo:
- O job de todo e qualquer cliente sempre passa a frente na fila de prioridades
- Você nunca está satisfeito com o resultado das suas apresentações de trabalhos
- Você tem limitações técnicas para fazer algumas coisas que você considera muito legais para deixar o seu site muito tunado e interativo
- Comparações frustradas com outros portfólios de profissionais/agências que você admira
Para fugir deste ciclo vicioso de “você ser o cliente mais exigente que você já teve” e nunca conseguir publicar seu portfo, este artigo veio pra te dar uma luz e enumerar algumas mudanças de atitude que podem finalmente trazer seu querido projeto à tona. Vamos lá:
1. Simplifique
Pode parecer tentador para um designer construir um site do zero, e fazer dele o seu próprio grande case de UX e UI, mas uma dica de coração para designers que ainda não são uma grande agência é: use as ferramentas prontas a seu favor. Escolha temas prontos que favoreçam a exibição dos seus trabalhos, que sejam fáceis de atualizar e inserir conteúdo e funcionem bem em smartphones e outros dispositivos. Seu tempo é precioso e, se você não for um designer/developer “multi task” com tempo sobrando, utilize o que o mercado tem a oferecer de útil para você conseguir prospectar sem perda de tempo, como um criador de sites. Time is money.
Da mesma forma, para apresentações de projetos, procure “mockups” que podem ajudar o seu cliente a entender a aplicação de criações como identidades visuais, estampas, peças gráficas etc. Veja este artigo com downloads gratuitos de mockups para ajudar na sua produtividade.
2. Coloque seu portfólio na sua lista de tarefas
Por mais chato que isso possa parecer, ver todo o dia a tarefa “terminar portfólio” na sua lista de afazeres vai te incomodar. E isso pode ser muito bom, já que seu objetivo é conseguir finalizar este job. Crie para ele um prazo de entrega. Por mais que eventuais atrasos aconteçam, a presença desta tarefa na sua lista evita uma auto sabotagem. Evite prazos de entrega longos demais, que possam ser facilmente esquecidos, como escrever em janeiro na sua agenda algo como “terminar o portfo até fim do ano”. Isso e nada é a mesma coisa. Tente colocar pequenos prazos e analisar a evolução do seu processo dentro da deadline definida. Você pode se surpreender positivamente. Inclusive, ter uma lista de “to-do” é uma das dicas importantes para quem trabalha home office, como mostramos neste post com “10 dicas de ouro para quem trabalha em casa”.
3. Pelo menos comece
Assim como começar uma atividade física, é árduo começar um portfólio. Mas acredite, assim como na academia você pode começar a se empolgar quando começar a notar que está com mais disposição (aliás, você faz algum exercício físico?), da mesma forma você vai começar a se animar quando começar a ver seu portfo ganhando forma. Mesmo que você ainda não tenha criado as apresentações de todos os seus projetos, não se intimide, mas comece a publicar o que você tem. Mesmo que seja em ambiente de teste. O importante é começar.
4. Evite comparações
Entenda uma coisa: o seu portfólio precisa ser funcional. Você, enquanto profissional independente, precisa dar conta do recado sozinho. Geralmente, sites de grandes agências são atualizados por grandes equipes. Logo, se este não é o seu caso, não se sinta mal se o seu site estiver mais simples do que aqueles que você viu na galeria do “awwwards”, ou deu um print e adicionou no Pinterest. O crescimento é um processo, mas para crescer você precisa começar.
5. Faça disso um hábito
Por fim, assim que você finalmente conseguir finalizar e colocar o seu lindo portfólio online para todo mundo ver (aêêê!), não deixe a bola de neve começar novamente. Tente se habituar a criar suas telas de apresentações ao final de cada entrega de projeto, como se fizesse parte do cronograma com o seu cliente. Pense no seu portfólio como suas finanças: é melhor comprar à vista do que parcelar em inúmeras vezes e pagar por algo que já ficou até defasado (com juros ainda!). Ou seja, melhor já fazer suas telas por projeto entregue do que falar “depois eu faço” e suas tarefas só se acumularem.
Bônus: redes sociais
Se você for um bom produtor de conteúdo para redes sociais, use o Instagram a seu favor, e tente publicar processos de criação nos Stories, vídeos de “making-of”, e caprichar nas apresentações e defesas de projeto no seu feed. Caso você pense “mas eu não consigo nem dar conta do portfólio, quanto mais do meu feed”, então não se intimide em ser sucinto, mas esteja presente. Quem não é visto, não é lembrado, já dizia aquele velho ditado popular. Mas não se esqueça de que ser lembrado não é ser chato, ok? Cuidado para não “floodar” o feed com projetos demais ao mesmo tempo, ou com fotos pessoais, ou com assunto que não façam referência ao seu trabalho.
Espero que você consiga terminar o seu portfo ainda este mês. Mãos à obra!
Imagens: ícones feitos por Eucalyp (Flaticon).
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