Press ESC to close

Google Fonts API

Não vou dar esta notícia dando piruetas de surpresa porque a gente sabe que o rola de invenção por aí acaba sendo englobada pela Google mesmo. Mas que é legal, é.

Bom, o que a Google está criando agora é o Google Fonts API, ou seja um API que permite que você insira fontes diferentes das padrões para web, as conhecidas Arial, Georgia,Verdana, Tahoma etc etc, sem ter que colocar isso como imagem. Sabe quando você quer colocar um título em uma fonte diferente, tipo Monotype Corsiva ( nãããããããooo!), mas pra isso você precisa recortar a imagem do texto escrito com esta tipografia e inserir no site? E o texto na verdade é uma imagenzona não selecionável?

Bom, você pode se perguntar, mas o que que tem meu título ser uma grande imagem? Eu não sou radical a ponto de xingar você de herege do HTML, até porque sou designer e sei que essas fontes de sistema não ficam com aquele aspecto de Sharp ou Crisp do Photoshop… Mas o lado bom é que um texto realmente reconhecido como texto numa página da web conta pontos para o SEO do seu site, facilitando sites de busca para que achem você!

Voltando… um API de fontes permite que a tal família tipográfica não-padrão seja embedada no código e que seus textos possam ser lidos em Monotype Corsiva (urgh!) mas 100% selecionáveis e editáveis. Lindo não? Se não fosse em Monotype Corsiva, lógico.

Bom, mas tudo seria mais lindo se este embedamento da fonte não fosse meio complicadinho e pesado. APIs aos montes foram criadas para isso. Mas muita gente ainda não conhecia ou sofria um pouquinho pra fazer o lance funcionar.

A inovação da Google está em ter uma biblioteca exclusiva de fontes, deixando o código bem mais simples, fazendo com que a parte de embedar a fonte no código seja pulada, sendo necessária somente uma linhazinha de código para fazer a letra diferente aparecer, leigamente explicando. Um facilitador e tanto!

O chato é que a biblioteca de fontes do Google é ainda beeem restrita.

Veja aqui um vídeo explicando como que funciona (em inglês)

Dica do @fracazo

Quer dicas de como usar bem a tipografia no seu projeto? Olha este artigo aqui, que legal.

Letícia Motta

Designer gráfico com experiência no mercado há mais de 15 anos, atua nas áreas de design gráfico, digital design e direção de arte. Bacharel em Design, com extensão em Coolhunting e MBA em marketing digital. Fundadora do estúdio leticiamotta.com.

Comments (2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@cutedropblog no Instagram