Um post que além de 10 fontes elegantes com download free, ainda vem com um pouco de história da tipografia.
Fontes elegantes, com constrastes radicais, mas que são delicadas e marcantes. Se Bodoni ou Didot foram nomes que vieram à sua mente, você vai gostar deste post.
Uma rápida historinha
No século XVII, no período pré Iluminismo, o rei Luís XIV ainda está no seu trono francês enquanto a primeira tipografia considerada Neoclássica estava sendo criada por Jacques Jaugeon, em 1692. A Romain du Roi foi encomendada por Luís XIV para a Imprimerie Royale e foi a primeira que trouxe uma ruptura nas fontes Old Style, influenciadas diretamente pelas escritas à mão. Neste período de transição Neoclássica também foi criada a Baskerville, marco da era.
Inspirada no Neoclássico, surge a tipografia Moderna, ou as chamadas Didones, que levam os contrastes ao nível máximo. Galera influenciada pelo Iluminismo, ideias revolucionárias, Estado laico, sabe como é…
Daí surgem hastes super finas e extremamente grossas, serifas abruptas e mais geométricas.
Didot, a primeira fonte considerada Moderna, foi criada por Firmin Didot, e impressa pela primeira vez em 1784. Já o designer Giambattista Bodoni (1740-1813), inspirado pela Baskerville e pela Didot, criou também um marco tipográfico da época, a Bodoni.
A fusão entre os nomes destas 2 criações do século XVIII deu origem ao estilo conhecido como Didones.
O que as Didones têm em comum?
- Contraste entre radical entre as hastes
- Eixo contralizado
- Serifas lineares, finas e perpendiculares às hastes
Inspirado nas Didones, este post traz uma seleção de fontes gratuitas que oferecem algumas das características tipográficas acima, principalmente o contraste nas hastes. Com variações e licenças poéticas, segue a lista de 10 fontes gratuitas para deixar o seu layout mais elegante. E você com mais cultura. 😉
Confira:
1. Glamor
2. London
3. Valkyrie
4. Vanity
5. Coco
6. Rounda
7. Kaiju
8. Marbre Sans
9. Geotica
(Só a Regular é free)
10. Goku
Fontes de referência:
- I love typography (artigo 1, artigo 2)
- I found me dinosaurs
- Tipografos.net
- Scribd
Imagem de destaque via Shutterstock.
Comments (3)
Rafael Vinícius Oliveirasays:
7 de setembro de 2014 at 22:04-Ai eu dou valor! 😉 Valeu
Kristinasays:
11 de setembro de 2014 at 11:58Já estava admirando a Letícia Motta pela criação desse blog… Até ler que cria campanha para Tim (líder em reclamações e desrespeito ao cliente), Coca-cola (deveria estar extinta há muito tempo) e L’Óreal (que testa em animais).
Conrado Lisboasays:
21 de setembro de 2014 at 13:30Kristina, A Letícia Motta faz um trabalho muito bonito. O problema da Tim é um problema relacionado ao atendimento, a sua operacionalidade, assim como qualquer outra operadora. A resolução disso é muito complexa e vai muito além até mesmo de uma super campanha de branding. Te garanto que se colocar a melhor agência do mundo estes problemas ainda estarão lá. A Coca Cola não deve ser extinta. Como tudo, qualquer coisa em exagero faz mal a saúde. Nós temos que saber dosar as coisas. É uma marca de valor imensurável, e qualquer um gostaria de prestar serviço a esta marca. A L’oreal testa em animais. Ok. Isso é ruim. Mas um outro problema que não fere a moral de ninguém que trabalhe pra marca, além de ser uma prática que está fora do alcance dela de ser resolvido. Por N razões, achei seu comentário bem evasivo e sem fundamento, apesar de que opinião não se discute. 🙂