Um novo nome do expressionismo abstrato está deixando todo mundo de boca aberta. Principalmente por causa da sua idade.
Você conhece Aelita Andre? Uma australiana de genealogia russa que tem sido reconhecida como artista revelação do expressionismo abstrato. Comparada a Kandinsky e Klee, Aelita está movimentando o mundo da arte, considerada como revolucionária, principalmente pelo fato de ser autodidata.
Mas o que causa tanto burburinho quanto ao talento desta mais nova artista?
Então, o que choca é exatamente o fato de Aelita ser nova. Novinha mesmo, com apenas 8 anos de idade. Nascida em 2006, desde os 9 meses, a criança prodígio tem sido estimulada pelos pais a se expressar livremente através das tintas, telas e materiais. E pintar foi a sua primeira experiência motora, antes mesmo de andar ou falar.
Hoje, reconhecida como a pintora mais jovem do mundo, já ganhou exibições solo em galerias de Nova Iorque e Hong Kong, e em 2013 realizou um live painting para uma plateia de mais de 20 mil espectadores em Utah. Aelita está acostumada com o mundo da fama e já foi entrevistada em diversos programas de TV, como o “Good Morning America“, entre outros.
Suas obras estão à venda no site, por preços em torno de 380 dólares. Veja algumas:
E o que impressiona tanto os entendedores de arte?
O programa “The Next Big Thing” realizou uma “pegadinha” com o professor de arte da Monah University, Robert Nelson. Foram mostradas as obras de Aelita ao professor, porém sem revelar a ele a idade da criadora. Ao ser indagado, Nelson deu sua opinião:
“Trabalhos abstratos que merecem crédito, com um estilo asiático e fortes elementos caligráficos, com gestos lindamente livres”.
Da mesma forma, em um artigo publicado na Agora Gallery, foi escrito o seguinte sobre o trabalho da pequena artista:
“Extraordinário acrílico sobre tela com objetos ocasionais adicionados à obra como dinossauros de plástico, borboletas e pinguins, incluindo até mesmo um microscópio. Aelita cria camadas de vórtices e borrifadas de tinta e usa glitter neon para formar um buraco cinético e intrínseco. O seu ritmo estrutural é instintivo, mas reflete um entendimento de composição que demanda anos de conhecimento.”
Assista um entrevista com Aelita (em inglês) e tire suas próprias conclusões:
E no documentário abaixo você pode ver, além das criações, opiniões de críticos, professores de arte e toda a fama em torno da pequena artista:
Depois de ler este artigo, talvez você se faça algumas perguntas, como: será que uma criança com acesso a todos os materiais criativos como tintas, telas e uso livre de cores, desde o seu nascimento praticamente, também pode ser tornar um gênio expressionista? Ou será que os olhos treinados de Aelita para realizar composições equilibradas, realmente fazem dela uma revelação?
Será que o trabalho dos pais em querer vender a diversão da menina como arte profissional contribuem para uma valorização das obras de Aelita nas galerias de arte? Se não houvesse o interesse dos pais em divulgá-la como pintora, será que a comoção seria a mesma, apesar do seu talento?
O que você acha? Comente abaixo.
Veja mais trabalhos no site de Aelita Andre e mais vídeos e entrevistas em seu canal no Youtube.
Comments (1)
juliana 123says:
26 de junho de 2017 at 21:06NOSSA SO 8 AOS,TENHO 20 E NEM FASSO PERTO DISSO