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Referências do planejamento que todo criativo deveria conhecer

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Manter-se atualizado com o mundo é uma tarefa para qualquer área. Planners ou criativos, tanto faz. Estar ligado é o respirar do mercado.

Sendo bem curta e grossa: o que vou indicar aqui são sites queridos dos que trabalham em planejamento. Porém, mais do que dados e estatísticas, é importante conhecer o cenário do seu público antes de pensar uma ideia. Por isso é tão interessante quando planners e criativos trabalham juntos na concepção de um cenário ideal para a solução de problemas.

Por isso, se você é redator, designer, ou diretor de arte, é bom também dar uma “roubadinha” nas infos do planejamento. Com certeza saber mais sobre o que acontece no mundo não vai fazer mal às suas ideias.

Confira algumas ferramentas que fazem toda a diferença para eles. E que podem fazer a diferença pra você também:

1 – Think with Google

O Google não tem uma super base de dados à toa.

Através das tendências percebidas no comportamento dos consumidores, a empresa gera diversos estudos, separados por indústrias como moda, educação, publicidade, restaurantes, entretenimento, saúde, automotivos, viagem, política etc. E ainda categoriza por plataformas: cross-media, vídeo, display, mobile, busca, entre outros.

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No site, em inglês, existem estudos super interessantes como “Como os consumidores realmente encontram e usam os apps“, “Tendências para a moda primavera 2015 contadas pelo Google Data“, os vídeos mais vistos pelos usuários do Youtube, separados por temas, e muito mais.

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E para os que quiserem mergulhar mais fundo no gerenciamento de dados, existem também as ferramentas para os planners. Um exemplo é o Databoard, que permite a criação de infográficos utilizando estatísticas filtradas por temas. E gratuita.

Agora pra deixar um designer ou publicitário feliz: no site ainda tem a galeria da Creative Sandbox, a iniciativa do Google de passar pelas agências “capturando” ideias úteis para a sociedade. Você também pode enviar sua ideia que envolva produtos do Google.

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2 – Trendwatching

Planner que é planner provavelmente conhece essa ferramenta faz tempo. E muitos já possuem até a assinatura paga… Mas, para nós, criativos, pegar uma casquinha desses super dados pode ser muito bom. O Trend Watching é um site focado em pesquisas e estudos de comportamento de consumidor, que oferece publicações gratuitas de qualidade, além das pagas.

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Você ainda pode segmentar suas pesquisas por continente, como Ásia, América, Europa, entre outras sub regiões.

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O conteúdo informativo é muito bom, mas as apresentações, acima de tudo, são muito atrativas visualmente. Bonito de ver.

E aí, querido planejador, tem mais dicas pra gente? Comenta aí!

 

Letícia Motta

Designer gráfico com experiência no mercado há mais de 15 anos, atua nas áreas de design gráfico, digital design e direção de arte. Bacharel em Design, com extensão em Coolhunting e MBA em marketing digital. Fundadora do estúdio leticiamotta.com.

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