Um projeto em CSS que homenageia as bases do design moderno.
Você conhece o International Typographic Style, Estilo Internacional ou Escola Suíça?
Todos estes nomes refletem uma corrente do Design que surgiu no período pós guerra, durante os anos 50, na Suíça, que defendia a criação de peças focadas na mensagem, a tipografia desprovida de emoção e altamente funcional, a aplicação de sistema de grids, diagramação assimétrica e uso da fotografia em vez da ilustração.
Desde muitas décadas atrás, impulsionada pelo caráter mais matemático das suas indústrias (em grande maioria ligadas à engenharia e área farmacêutica), a Suíça já caminhava em direção uma nova linguagem muito mais objetiva do que emocional.
Basta observar o que dizia Ernst Keller, professor da Escola de Artes Aplicadas de Zurique (Kunstgewerbeschule), ainda em 1918:
“A solução para o problema do design deve emergir do seu conteúdo”.
E por que o estilo se popularizou nos anos 50?
Oras, o pós guerra (lembrando que a Segunda Guerra foi de 1939 a 1945) foi o momento ideal para a universalização deste tipo de comunicação – rápida, eficiente, reconhecível – uma vez que a relação entre diferentes países precisava ser reestabelecida. E nada melhor que adotar uma forma de Design rápida, focada no conteúdo e não na decoração dos elementos pra isso. Tipografia de fácil compreensão, sem “firulas”, uso de ícones e fotografias. Simples.
O movimento teve como grandes representantes designers suíços como Theo Ballmer, Max Bill, Adrian Frutiger, Karl Gerstner, Armin Hoffman, Ernst Keller, Herbert Matter, Josef Müller-Brockmann e Jan Tschichold.
Não por acaso, algumas heranças do movimento são as tipografias geométricas e sem serifa, como a nossa querida Helvetica ou a família Univers.
E o que o CSS tem a ver com isso?
O designer Jon Yablonsky resolveu homenagear o Estilo Internacional recriando pôsteres clássicos do movimento utilizando CSS. Com um detalhe: todos eles animados. Uma união interessante entre o pôster estático e a internet, cheia das interações.
O site do projeto é o Swiss in CSS.
A pergunta que fica é: será que os designers suíços do Estilo Internacional iriam gostar disso?
Fontes de pesquisa:
Deixe um comentário