Livros selecionados e comentados por grandes profissionais do mercado criativo: design, publicidade, branding, marketing e até programação.
O que inspira os grandes profissionais? Com quem eles aprendem? Quais livros carregam na bolsa?
Não, não é chamada do Globo Repórter. É a pauta do post de hoje, que traz uma incrível seleção de livros indicados por profissionais de renome que, além da bagagem que trazem com suas formações e experiência de mercado, já palestraram no #cdayrio, o dia de palestras organizado pelo Cutedrop (aproveite e deixe aqui seu email para receber um aviso quando abrirem as inscrições para este ano).
Como se já não bastasse os super conteúdos que esse pessoal compartilhou nas palestras de 2013, 2014 e 2015, vários deles toparam em compartilhar com a gente uma lista de 3 livros que consideram os mais inspiradores das suas prateleiras, que qualquer estudante ou jovem profissional deveria ler.
Confira a lista e guarde nos seus favoritos:
Gilberto Strunck
Strunck é sócio diretor da DIA Comunicação e autor de 5 livros sobre design e marcas. Participou do CDay em 2015, falando sobre Branding.
As dicas de livros, comentadas por ele, são:
“The Brand Gap”, por Marty Neumeier
Criar é uma atividade fácil, prazerosa. Já, transformar uma criação em coisas reais é muito mais difícil, caro e demorado. Neste livro, o autor apresenta cinco disciplinas que visam auxiliar as empresas a executar suas estratégias de marca, como transformar em realidade tudo o que foi planejado. O livro tem um projeto gráfico muito legal, que torna o entendimento de questões que poderiam ser áridas, fáceis de entender, absorver e praticar.
“Vamos às compras”, por Paco Underhill
Para se perpetuarem no mercado, as marcas têm que vender. Simples assim! Vender seus produtos e serviços, claro, mas, com responsabilidades socioambientais. O Paco foi um dos primeiros estudiosos do comportamento de compras. Acompanhando e analisando as pessoas nas lojas, locais para os quais quase todos os esforços de marketing convergem. Seus registros e análises mudaram profundamente a forma de se pensar estrategicamente os pontos de venda.
“Viver de Design”, por Gilberto Strunck
Aprendi muitas coisas na escola, mas em nenhuma das disciplinas foi abordada a questão de como eu iria viver à custa da minha profissão, como ganhar dinheiro com ela. Este desconhecimento dificultou muito minha vida profissional. Me fez cometer muitos erros. Anos depois, resolvi registrar minhas vivências, procurando ajudar os colegas a terem sucesso em suas carreiras, e escrevi o Viver de Design. Este livro está na sua 6ª edição, vendeu milhares de exemplares e, pelos inúmeros depoimentos que recebo, tem contribuído para a profissionalização de muita gente.
Rogério Martins
Rogério é redator e supervisor de criação na Ogilvy, no Rio de Janeiro. Em 2015, participou do CDay falando sobre inovação.
Confira sua lista:
Vitor Lima
Vitor é professor e sócio da agência Branded. No CDay 2014, falou sobre o conceito de marca e a possível evolução delas nas redes sociais.
Cristiana Grether
Cris Grether, quando participou do CDay em 2014 era senior design manager na Coca-Cola Brasil. Seu trabalho foi tão bem sucedido que hoje ela é Global Design Capabilities Director, em Atlanta. Coisa chique. Cris falou sobre como pensar Design para uma das maiores marcas do mundo.
Veja suas dicas:
“Tibor Kalman”, Perverse Optimist
“Herb Lubalin”, American Graphic Designer (1918-81)
“False Flat”, Why Dutch Design is so Good
Felipe Fernandes
Instrutor de webdesign na Nave do Conhecimento (Complexo do Alemão) e voluntário do CodeClub Brasil, Felipe participou do dia de palestras em 2013 falando sobre como pode ser divertido aprender programação.
Mesmo se você não tiver sangue de empreendedor correndo nas veias e não fizer aspirações para trabalhar por conta própria, eu acho que esse livro colabora muito com qualquer estilo profissional, pois expõe os conceitos da metodologia lean, que é aplicável em diversos setores e produtos.
“Scrum e XP Direto das Trincheiras”, por Henrik Kniberg
É minha leitura do momento. É inegável que as metodologias ágeis mudaram o panorama da gestão de projetos no âmbito tecnológico, pois se preocupam em facilitar a comunicação entre as partes interessadas, sempre valorizando a transparência e a produtividade sem se apegar a extensos processos documentais. Esse livro é bacana porque dá uma visão de quem aplica a metodologia pela primeira vez, ideal para os marinheiros de primeira viagem.
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