Uma obra rara de pintura pode estar na biblioteca mais próxima de você.
Livros são fascinantes. A experiência de folhear, de sentir a textura da capa, de marcar uma página, é algo tão antigo quanto prazeroso. Mas, quando você acha que a experiência acaba na leitura, é aí que você se engana. As páginas de um livro podem esconder uma obra de arte!
A técnica conhecida como fore-edge painting é a arte de ilustrar a lateral “oculta” de um livro. Não a lombada, nem a parte superior, inferior externa, mas a lateral das páginas que, quando comprimidas, formam um bloco sólido, sob certa angulação e com bastante espaço em branco pra ser ilustrado.
A parte mais legal desta história é que, ao criar pinturas sobre as páginas pressionadas em uma certa angulação, o livro “esconde” a obra de arte quando fechado. Ela então só era revelada com o livro semi aberto e na angulação certa.
Alguns artistas capricham tanto que criam 2 pinturas em um livro só. Basta abrir o livro de trás pra frente pra ver a outra arte escondida. Duas pinturas em uma!
Apesar de haver pistas de que a técnica já era utilizada no século X, o pintor Cesare Vecellio se tornou famoso por começar a usar as laterais dos livros como suporte para a arte no século XVI (fonte).
Presente em um documentário sobre profissões pouco populares em 1947, chamado “Unusual Occupation Series” (série de ocupações/trabalhos pouco usuais), este vídeo que mostra uma artista que trabalhava com fore-edge painting é de cair o queixo.
Atualmente, um dos artistas famosos por manter esta tradição “secreta” é Martin Frost.
Stephen Bowers, neste vídeo, mostra bem nitidamente como funciona o processo.
O historiador Phillip Pirages é espcializado em obras literárias raras e escritos medievais e, em seu site, vende raríssimos livros com pinturas em suas laterais. Mas tem que ter mais de mil dólares para investir em um deles.
Agora você nunca mais vai em uma biblioteca sem dar uma pressionadinha na capa do livro pra trás, né?
Deixe um comentário