As fotos brutas antes do retouching manual do maior ilustrador de pinups são reveladas. Conheça as mulheres reais por trás das mãos de Gil Elvgren.
Gil Elvgren é conhecido como o maior e mais famoso ilustrador americano de pinups de todos os tempos. Com mais de 500 peças mundialmente conhecidas e todas criadas através da técnica de óleo sobre tela, Elvgren eternizou o fetiche masculino da sensualidade inocente de suas pinups expressivas e quase reais.
O que você não sabia era que Gil Elvgren fotografava modelos reais para usar em seus trabalhos, uma vez que também era um fotógrafo de talento. Baseado na fotografia bruta, ele ilustrava com base na noção americana da proporcionalidade da beleza, corrigia as pequenas imperfeições e salientava atributos como seios, lábios, aumentava os olhos, deixava bochechas mais coradas, cabelos bem feitos, pernas mais iluminadas, deixava cinturinhas mais finas e removia os quilinhos a mais. O Photoshop manual de Elvgreen transformava mulheres reais em musas: “Mulheres com rostinho de 15 anos e corpo de 20”, como ele mesmo dizia.
A seleção das modelos por Elvgren consistia em alguns critérios como pescoços longos, orelhas pequenas, olhos meio afastados, cabelos volumosos, belas pernas e mãos, seios não muito fartos e principalmente, uma graciosidade natural e espontânea. Com isso, durante a ilustração, cabia ao artista retocar o físico das meninas.
Algumas de suas modelos como Myrna Hansen, Myrna Loy, Donna Reed, Arlene Dahl, Barbara Hale e Kim Novak se tornaram atrizes bem sucedidas depois de terem trabalhado para ele.
Myrna Hansen, uma de suas modelos favoritas ( fonte).
Foi através da combinação de criatividade + beleza real + talento profissional que as pinups de Gil Elvgren se tornaram tão vivas na história.
Dá uma olhada no antes e depois das mocinhas:
Fontes: Underpaintings , Cult-f , Buzzfeed , Gizmodo
Comments (5)
Igor A. Da Cunhasays:
26 de abril de 2015 at 15:11Faltou uma coisa crucial Srª. Letícia, conhece Haddon Sundblom? Talvez não associe o nome, mas Coca Cola vai trazer a tona…Ele foi o divisor de águas no estilo de Gil Elvgren…Uma olhada nas Pin ups mais antigas e a prova da mundança que o levaria a ser inconfundível!
Letícia Mottasays:
27 de abril de 2015 at 16:30Obrigada, Igor. Sempre é bom ver ainda mais conteúdo relevante nos comentários. Lindo ver que só passa gente inteligente por aqui. Abraços!
Igor A. Da Cunhasays:
28 de abril de 2015 at 21:26Sempre que puder e tiver ao alcance, a disposição.