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Como o Design influencia na sua experiência gastronômica em um restaurante?

Sair pra comer não é só uma opção para matar a fome. A identidade do restaurante influencia a nossa experiência e envolve o Design. Quer ver?

Este post não vai falar exatamente de comida, até porque não dá pra comparar aquele bife com batatas fritas que sua mãe sabe fazer com comida de restaurante nenhum do mundo, certo? Mas digamos que você está planejando um encontro ou uma reunião de negócios. O que te influencia a escolher o restaurante, pub ou café X ou Y?

Esquecendo o fator preço (imagine que você acabou de ganhar na MegaSena e isso pra você é um mero detalhe), como seria o restaurante perfeito pra você considerando cada um dos seus sentidos?

Imagine que você ganhou na MegaSena.
Imagine que você ganhou na MegaSena.

Para mim, agora, seria o seguinte:

  • Visão – Boa decoração, talvez um café com uma iluminação aconchegante, meia luz.
  • Audição – Som ambiente agradável, sem gente gritando, musiquinha ao fundo.
  • Tato – Cadeiras bem confortáveis, fofinhas, talvez um sofá.
  • Paladar – Sobremesas! Pra agora, acho que um capuccino e um brownie iriam muito bem, hummm.
  • Olfato – Cheirinho de café bem fraquinho…

Olha, te confesso que depois que depois de fazer esse brainstorming gastronômico, pensei no Starbucks (sem propaganda…). Experimenta fazer o mesmo e vê qual lugar sua memória traz à tona.

Ou seja, não é só a fome que te leva a um restaurante. É também a identificação da sua personalidade com a identidade do local. Para o designer que pensa nesta identidade, não adianta considerar  somente o logo ou as cores, mas ele deve pensar em como o Design final vai conseguir representar o perfil do restaurante e fazer os 5 sentidos do cliente captar isso.

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Design para os 5 sentidos.

O que faz de um lugar único é o conjunto dos seus elementos: o todo é diferente da soma das partes. Ou seja, o restaurante ideal é o que consegue ter todos os seus elementos combinados entre si a favor dele mesmo. Não ia dar certo pensar nesta loja servindo uma porção de batatas fritas com cheddar e bacon. O restaurante também precisa ter identidade. Sim, o Design está em todos os lugares.

Um exemplo disso é um café super original no Japão, baseado no conto de Alice no País das Maravilhas. A decoração do lugar é toda imersa na história, a indumentária das atendentes e os pratos, inclusive!  Claro que, se a comida for ruim, as garçonetes forem Alices com má vontade e o cheiro do lugar for de toca de coelho, a teoria sofre umas alterações…

Fonte da imagem

Fonte das imagens

A empresa responsável pela decoração, direção de arte e Design do café Alice in Wonderland é a F-Fantastic.

Bom, agora certamente você vai almoçar com mais fome visual.

Letícia Motta

Designer gráfico com experiência no mercado há mais de 15 anos, atua nas áreas de design gráfico, digital design e direção de arte. Bacharel em Design, com extensão em Coolhunting e MBA em marketing digital. Fundadora do estúdio leticiamotta.com.

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