Um artefato tecnológico de 1936 para facilitar a vida dos músicos. Você conhecia?
Keaton Music Typewriter é o nome da máquina de escrever notas musicais. Com pouquíssimas unidades produzidas ( menos de 2 dúzias notificadas), a engenhoca se tornou uma raridade digna de colecionadores. Veja só a sua história:
A primeira patente da Keaton Music Typewriter foi registrada em 1936 por Robert H. Keaton, Califórnia. Nesta primeira versão ela possuía 14 teclas. Em 1953, outra patente foi registrada, desta vez considerando 33 teclas. Seu funcionamento se assemelha bastante a uma máquina de escrever convencional, já que basta uma folha de papel inserida de forma correta sob sua estrutura, que é totalmente aparente.
A venda popular das Keaton aconteceu por volta dos anos 50 e seu preço era algo em trono dos 225 dólares. Claro que a máquina facilitou muito a vida de educadores, professores e alunos de música, mas os compositores ainda preferiam escrever as pautas de próprio punho.
Atualmente, o item está à venda no eBay e nesta loja na Etsy, onde disponibilizam até um pdf com mais informações sobre o produto.
Comments (3)
Sala 7 Designsays:
17 de outubro de 2011 at 18:40Fantástico 🙂 Apesar de não saber escrever tabladura, queria uma dessas XD
Thiagosays:
24 de outubro de 2011 at 2:24Só citando que Tabladura é diferente de Partitura. São escritas toalmente diferentes…
gracielesays:
24 de maio de 2012 at 19:06AS VEZES, OUÇO UM SOM, MIN DIZENDO ASIM.
DEUS NAO E POR TI, MAS EU CHRANDO,
ORO A MEU DEUS, POR QUE eu sei qui ele es por min.,
naoo da eu sou um capeao de deus mas as vezes min fazem chorar
nao da mas eu um capeao de deus so qui hj estou akiiiiiiiiiii ooooooooo
eu fiz essa musica