Você foi contratado para ser diretor de arte ou designer? As duas profissões são a mesma coisa? Vamos refletir a respeito.
Não é de hoje que vemos agências de Design contratando diretores de arte por causa do bonito nome do cargo ao invés de dizer que precisam de um designer. Quem já não encheu a boca para dizer para um parente que era diretor de arte (ok, ninguém dizia que era júnior) só para ostentar o nome de diretor de alguma coisa?
Pois bem, amigo, passei alguns anos da minha vida achando que diretor de arte era um nome fresco e bonito para designer. Mas uma coisa é certa: as duas profissões são diferentes.
Não sei se a explicação abaixo é a mais didática sobre o assunto, mas é válida como reflexão. Fique livre para opinar.
Diretor de arte
A profissão de diretor de arte está diretamente ligada à publicidade. Como diz o nome, este profissional cria o conceito de uma campanha publicitária e dirige a produção da arte final, que é feita pelas produtoras, trabalhando em conjunto com o art buyer, sob a supervisão do diretor de criação.
Ou seja, o layout que o diretor de arte cria não é o que é publicado diretamente nas revistas e afins, é um guia para os produtores e arte finalistas, que sob sua direção farão os ajustes para a publicação final do anúncio nas mídias específicas.
De forma bem resumida, o diretor de arte realmente dirige a arte conceituada por ele mais a equipe, mas com a produção e finalização dividida em diferentes etapas.
Sobre o fato de ser um D.A. júnior, pleno ou sênior, isso define o grau de responsabilidade sobre cada projeto e o tamanho da campanha que vai cair na sua fila de jobs.
Um exemplo ilustrado disso foi o post sobre a KitchenAid homenageando os movimentos artísticos.
Designer
No caso do designer é um leque um pouco mais amplo porque sabemos que existem vários ramos ligados à profissão, como o designer gráfico, de interface, interativo, entre outros. O designer está mais envolvido, digamos assim, na conceituação e produção de um projeto para uma marca do que ligado diretamente à publicidade e veiculação na mídia.
Explicando melhor, a agência de Design pode ser responsável por criar a nova identidade visual dos refrigerantes “Borbulha”. Um trabalho de branding que é a sua especialidade. A agência de publicidade vai pensar em formas de comunicar essa renovação da marca na mídia e atingir o público certo nas regiões de venda do refrigerante. As duas agências podem trabalhar juntas. Por exemplo, a agência de publicidade pensou em uma ação interessante no período de Carnaval que pode ser um jogo no site e vai trabalhar em conjunto com os designers de interface da agência de Design para chegarem a um resultado bom de produção.
É uma linha tênue que se mistura em vários pontos, mas o fato é que não são exatamente a mesma coisa. Existe uma interseção, mas não um sinônimo.
E você, é um D.A., designer ou ambos?
Comments (5)
Stéphane Goanna Munniersays:
15 de dezembro de 2011 at 17:30Eu concordo , mas hoje temos mais um fator: o digital. Diretor de arte digital ja é bem diferente. Em geral ele é tambem o designer. E ele dirige deposi a produçao e o desenvolvimento do site (ou do produto digital).
De outro lado, o designer digital ele, fica com mesma carga que no offline.
(steph)
Rodrigo Brugnerasays:
4 de janeiro de 2012 at 1:55Só uma observação: a imagem que vocês usaram que usa o “art director” se refere ao cenógrafo ou produtor de arte! O nosso diretor de arte é equivalente ao Production Designer, nos EUA.
Sim, é isso mesmo… Não sei o porquê dessa diferença, mas aprendi no curso de cinema que fiz.
Letícia Mottasays:
4 de janeiro de 2012 at 12:09Ah sim, até mesmo porque a cadeirinha é de diretor de cinema, rs. A piadinha visual foi válida. 🙂
Mas é até bom a sua obs aqui porque muitos diretores de arte usam o termo Art Director nos seus portfos versão inglês de forma errada. Obrigada pelo comment. Abraços.
Leo Rolimsays:
26 de março de 2013 at 14:29A profissão de diretor de arte não está diretamente ligada à publicidade, o diretor de arte pode trabalhar pra publicidade, como também pode fazer uma direção de arte pra cinema, fotografia, moda, teatro, etc.
Letícia Mottasays:
26 de março de 2013 at 14:38Oi Leo, verdade. Só restringi mais para poder dar um parâmetro mais ligado à experiência própria. Por outras áreas já não posso falar. Obrigada pelo comment. 🙂