Press ESC to close

O3D

Ok, pros amantes de CSS e HTML, sabemos que javascript é elogio e Flash é xingamento. Especialistas em SEM, SEO, indexação, código e binários afins começam a fazer festa com o HTML 5, que vai limar muito o uso de Flash para a inserção de vídeos e outras mídias em sites. Mas este post não é pra falar de HTML 5 não. É pra falar de Javascript.

Conversando hoje com um amigo desenvolvedor, o Thiago Belem (designers e desenvolvedores podem ser amigos!) descobri alguns tipos de interação feitas através do próprio código e descobri o nome de uma API bem legal, a O3D.

O O3D é uma API criada pela galera da Google que permite interações de gráficos 3d no browser. Você pode simular reflexos, inserir e retirar elementos, dar zoom mantendo os detalhes, mudar o ângulo de visão e outras coisas beeeem interessantes. Vale lembrar que ela é desenvolvida em javascript e HTML.

Para ver os exemplos, instale antes o plugin que está neste link.

O vídeo abaixo é um tira-gosto da Google.

Letícia Motta

Designer gráfico com experiência no mercado há mais de 15 anos, atua nas áreas de design gráfico, digital design e direção de arte. Bacharel em Design, com extensão em Coolhunting e MBA em marketing digital. Fundadora do estúdio leticiamotta.com.

Comments (2)

  • Felipesays:

    19 de julho de 2009 at 11:55

    ok, legal é, mas nao sei se esse tipo de tecnologia 3d emplaca ainda mais com api’s bem mais “evoluídas” como o Papervison3D, para citar um exemplo, que é baseada no famoso Flash. E a questão do SEO, indexação e taguiamento. Bom, o google não é bobo e já está trabalhando com a adobe pra uma soluçao, afinal, o lema do oráculo é “Organizar toda informação do mundo”. Só me pergunto como vai ser a mágica pra descobrir relevância de conteúdo em um site que só tem desenhinhos? 😛

    bjs

  • Letícia Mottasays:

    19 de julho de 2009 at 13:55

    É, Felipão. Taí uma boa pergunta. Mas sobre o lance do PaperVision tava lendo alguns comentários que esse O3D ia substituir. Não sei, acho lenda, da mesma forma que acho que o Flash não vai morrer nunca, porque quanto mais a programação faz o que o Flash fazia, mais o Flash vai se aperfeiçoar pra fazer outras coisas. Bom, mas se no caso do O3D a API é do Google eles devem ter alguma carta escondida na manga pra indexação rolar na boa. O lance é esperar pra ver…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@cutedropblog no Instagram