A identidade dos jogos paralimpícos que acontecerão em 2016 no Rio já tem cor, forma e sentidos.
Já nos foi apresentada há bastante tempo o logo das Olimpíadas de 2016, criado pela agência Tátil, com o abraço verde, amarelo e azul que rendeu elogios e críticas. Porém, mais recente do que a marca das Olimpíadas é a das Paraolimpíadas, criada pela mesma agência, com o objetivo de seguir a identidade do primeiro logo e envolver o público para o qual se destina: atletas que são exemplos de superação e força, que seguem o que manda o coração. Coração este que foi o elemento base da criação da marca.
Como diz a Tátil no seu site:
Para desenvolver a marca, mergulhamos no universo Paralímpico. Conversamos com atletas, suas famílias e pessoas que trabalham diretamente com eles. Notamos que, acima de tudo, a energia com que as pessoas falam sobre suas trajetórias é contagiante e inspiradora, mostrando a capacidade de superação. E foi aí que surgiram os primeiros insights.
A marca é multi-sensorial, com formas, som e texturas que permitem que os atletas e pessoas com todas as variações de sentidos possam experimentá-la. Com essa concepção surgiu a versão final da marca, aprovada por unanimidade pela Comissão Julgadora. Com o formato que remete a um coração em tons avermelhados vibrantes, num simples toque, a marca revela as nuances da peça com curvas que lembram pistas de atletismo. O símbolo do infinito também é representado pelo pulsar que traduz a energia sem fim. O logotipo permanece o mesmo da marca dos Jogos Olímpicos, reforçando o desejo de união e a essência humana e acolhedora da marca, traduzindo a simpatia carioca.
O vídeo pode ilustrar melhor esta ideia de uma marca que não limita a um espaço bidimensional. Confira:
Aqui o vídeo oficial do lançamento:
Para quem quiser saber mais sobre a marca oficial dos jogos paralímpicos, pode acessar o site do evento esportivo aqui.
Deixe um comentário