Uma cadeira impressa linha a linha por um robô que transforma geladeiras velhas em pasta plástica. É possível?
Dirk Vander Kooij é um norueguês que cria móveis a partir da reutilização de material. Mas isso não é tão simples quanto você imagina. O processo envolve refrigeradores, robôs e uma infinidade de possibilidades.
Dirk, no processo que ela batizou de “Endless” (“sem fim”), utiliza elementos obtidos no interior de geladeiras velhas para criar a sua matéria prima. Quem faz a reciclagem é um robô, que derrete todo o plástico e transforma em uma pasta. Com isso, o robô vai imprimindo tridimensionalmente o novo objeto, linha por linha.
O robô, que era uma velha máquina industrial reprogramada por Dirk, é capaz de produzir cerca de 4 mil cadeiras por ano, sendo que cada uma pode ser diferente da outra, sem custos extras. Ah, e todas elas funcionais.
Sua produção se estende para outros tipos de móveis, como mesas, bancos, entre outros. Todos com um belo resultado estético.
Confira o vídeo:
Comments (1)
Wagner Lanessays:
12 de fevereiro de 2012 at 19:14Fantástica a ideia do cara! E o design é um show a parte, algo que me lembrou um retrô chique. Muito bom, quem me dera ter grana pra investir em algo assim! Curtido e compartilhado!