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O que faz com que todos os produtos da Apple, por mais diferentes que sejam, preservem a identidade da marca?

Já percebeu que na Apple, todo produto vira um branding independente ambulante? Quero dizer o seguinte: se você pensa em produtos da Microsoft do que você lembra? Lembra de gadgets pro computador, lembra do pacote Office, lembra do Windows, ou do MSN. Ok, todos são produtos da Microsoft, mas cada um no seu nicho e com seu nome.

Aonde quero chegar é no seguinte ponto: quando você lembra de produtos da Apple do que você lembra? Lembra do iPod, iPhone, iTunes, iMac, do iPad. Ou seja, lembra de todos como uma coisa só, não segmentadas por áreas, mas uma unidade.

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Os produtos da Apple não são simplesmente produtos com a maçãzinha, mas todos ganharam um elemento de reconhecimento imediato que por incrível que pareça é uma letrinha só, o “i”.

Se você vê algum produto chamado “ai” alguma coisa, a primeira coisa que vem à sua cabeça é a maçã mordida de Steve Jobs. E pensar que não deve ser muito difícil dar um nome pra um produto Apple. É pegar o i e juntar com um nome que lembre a principal função do produto, com uma sílaba curta e suficientemente sonora para fixar na sua mente. Isso para mim se chama padrão. E funciona muito bem com eles. Pode ser até enjoativo você lembrar quantos “ais” existem numa prateleira de uma AppleStore, mas a relação que seu cérebro faz com a marca é imediata. Acho que leva menos tempo do que ler “Microsoft” estampado em qualquer embalagem.

Não estou aqui para tietar a Apple, ou para dizer o quanto eles são bons na divulgação de seus produtos, ou criticar a Microsoft. Só mesmo para observar que os caras conseguiram fazer do I uma identidade. Ou uma sub identidade. Acho que ainda não encontrei minimalismo mais abrangente.

Um post para compartilhar um sentimento. E nada de I’m a Mac or I’m a PC por hoje.

 

Letícia Motta

Designer gráfico com experiência no mercado há mais de 15 anos, atua nas áreas de design gráfico, digital design e direção de arte. Bacharel em Design, com extensão em Coolhunting e MBA em marketing digital. Fundadora do estúdio leticiamotta.com.

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