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Mais que um rostinho bonito. Uma análise do site da M.A.C.

moda site análise

Os sites de produtos ligados à moda estão tão antenados com a usabilidade quanto com as passarelas?

No mundo dos delineadores, batons, bases e blushes, o que não falta é inovação. É high mega power máscara para cílios, batom com partículas de ouro, esmalte metálico, matte, flúo, intergalático. Beleza. Mas e a inovação nos sites dessas marcas tão criativas?

Naveguei por alguns sites de marcas como Avon, M.A.C, Elke, Revlon, Maybelline, Natura, L’Oreal, Lancôme e Yves Saint Laurent para ver o que eles andam oferecendo aos seus consumidores e usuários nos sites. Para ver se existe algo que cative o usuário da mesma forma que um produto de make-up cativa uma consumidora.

Não estou necessariamente avaliando o visual de nada (claro que um pouquinho é inevitável), mas procurando algo novo, bom e diferente. Um plus nessa vastidão de sites 800 x 600 tão 90’s  de marcas que parecem gastar todos os seus milhões em campanhas com estrelas de Hollywood no horário nobre da TV, mas que esquecem que uma boa mídia não está só nesses meios de comunicação. Há muito tempo – e coloca tempo nisso –  que a Internet já é reconhecida como um meio poderoso de divulgação.

Fiquei bem frustrada com as soluções meia boca que encontrei por aí, e me impressionei com outros sites que entenderam a tendência.

De todos os sites, resolvi falar de um deles que é o da M.A.C.

M.A.C

O site da M.A.C pra mim foi o mais completo e organizado entre os que pesquisei. Ele concentra tudo num site só, diferente de alguns que criaram um hotsite pra cada coisa.

Não vi nada de tão moderno que oferecesse integração com redes sociais, ou aplicativos para iPhone ou mobiles em geral, mas de qualquer forma, considero o melhor dentre os sites pesquisados.

Achei o design interessante e não precisou de nada psicodélico para isso.

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Bom, então vamos por partes, analisando cada item:

1 .Seleção por cores

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Você pode selecionar os produtos não pelas categorias, mas pelas cores.  E uma vez escolhida a cor você pode filtrar bem o tipo de produto que quer encontrar.

Achei legal pra uma experiência mais informal. Isso tem na Avon também, só pra constar e na Maybelline, de certa forma.

2. Produtos customizados

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O site da M.A.C é também ecommerce. E o legal é a opção de montar o seu kit de sombras com a cor que você quiser. Melhor do que comprar vários potinhos separados, né? Deve sair mais barato também. Montei meu estojo e sairia por somente 179 dólares (ui!).

3. Vídeos

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Nada demais, mas a galeria de vídeos com o passo a passo dos makes é sempre bem vinda. Encontrei também no site da Maybelline, L’oreal e Yves Saint Laurent.

Mas somente nos sites da M.A.C, Maybelline e no YSL que existe uma categoria reservada só para galeria de vídeos. No da L’oreal é mais difícil de encontrar, o usuário tem que entrar na página do tal do produto e só assim poder ver o vídeo específico. Não é um vídeo com dicas em geral.

Os outros sites além dos citados acima só mostram as dicas em forma de texto, no da M.A.C tem o vídeo e a opção de impressão.

4. Looks prontos

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A ideia é a seguinte: a M.A.C tem lá suas campanhas que eu entendi que funcionam como uma coleção nova numa loja de roupas, uma coleção Primavera-Verão por exemplo. Dentro de uma coleção dessas, profissionais criam vários looks possíveis com os produtos da campanha e se você gostar pode comprar o kit com todos os produtos usados para criar o tal look.  Tá certo que a aplicação dos produtos é mostrada através de um desenho esquemático, mas tudo bem. É padronizado para toda essa seção de Looks.

5. Live chat

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Diferente dos outros sites, em que você pode tirar suas dúvidas de maquiagem por email ou assinando uma newsletter para receber dicas de tempos em tempos, a M.A.C tem um chat diretamente com profissionais. Legal, xenti!!!! Enxeridamente entrei no chat e mandei uma dúvida fictícia, perguntando como eu podia usar batom vermelho sem parecer vulgar. A dona Angela que me atendeu me passou uma lista de produtos que combinariam bem num look vermelhão não vulgar. Não vou comprar nenhum produto que a querida Angela me recomendou, mas valeu a experiência. Ah, e no final do chat, quando você escolhe sair, aparece um pequeno questionário querendo saber se valeu a pena ter entrado no live chat ou não.

Bom é isso, achei o site da M.A.C completo, elegante e clean. Deu até vontade de passar na loja deles e comprar um batom daqueles de 80 reais, auhauha!

 

Letícia Motta

Designer gráfico com experiência no mercado há mais de 15 anos, atua nas áreas de design gráfico, digital design e direção de arte. Bacharel em Design, com extensão em Coolhunting e MBA em marketing digital. Fundadora do estúdio leticiamotta.com.

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