Você usaria um sapato desses?
Não é uma escultura contemporânea, nem um protótipo. É uma sandália de verdade, criada por Julian Hakes. A peça, batizada de Mojito, leva este título devido à semelhança com a casca retorcida do limão, mergulhada na bebida de mesmo nome.
O sapato, apesar de parecer improvável de ser calçado por alguém, foi bem projetado para sustentar a parte da frente da planta do pé e o calcanhar, as duas partes que mais necessitam de apoio em um salto alto. O designer se inspirou nas pegadas que se formam quando alguém caminha na areia.
Para elaborar um objeto revolucionário como o Mojito, Hakes defende:
Se nos primórdios, o design de calçados era uma evolução da humilde e antiga sandália, estava este processo de evolução limitado pelos materiais e tecnologias disponíveis? Como as novas matérias-primas e técnicas de produção poderiam levar a uma nova solução, e possivelmente a uma revolução?
Então eu comecei a explorar estas questões de uma forma semelhante a um projeto de um edifício ou de uma ponte… Olhando para a expressão mais simples, elegante e poética das forças em jogo no interior dos materiais utilizados.
Neste vídeo, o designer explica todo o processo:
Parece não ser tão ruim de usar. Veja só:
Para saber mais e ver outras coleções, você pode acessar o site oficial ou a fanpage de Julian.
Curte calçados exóticos? Veja outros modelos estranhos aqui e aqui.
Deixe um comentário