Um relógio baseado nos conceitos de funcionalidade e estética do Design, a favor dos deficientes visuais.
É muito legal ver projetos criativos que envolvam acessibilidade. Já falamos aqui sobre projetos legais e acessíveis para deficientes visuais, como etiquetas de roupa em Braille, lápis de cor com identificações divertidas para crianças, e até uma caneca que apita quando o líquido chega a um certo nível. Agora é a vez de um relógio funcional e super estiloso.
Este relógio, batizado de The Bradley, é um projeto revolucionário que não utiliza displays nem ponteiros convencionais para ver as horas. Todo o painel é feito de titânio e o ponteiro das horas e minutos são bolinhas movimentadas por ímas. A bolinha em alto relevo nas laterais representa as horas, enquanto a posicionada acima representa os minutos.
Veja como ele funciona:
A ideia para o Bradley veio depois Hyungsoo, o fundador da Eone, empresa desenvolvedora do produto, descobriu que todos os relógios de pulso e relógios convencionais exigiam o sentido da visão, tornando-se inconvenientes aos deficientes visuais.
Apesar de existirem sim alguns tipos de relógios possíveis para este público, como os relógios que falam as horas e os que permitem a remoção ter a tampa de vidro superior, alguns problemas ainda ocorriam: relógios falantes geralmente são complicados de serem ouvidos em locais barulhentos e movimentados. E relógios analógicos, com tampas removíveis, são mais frágeis. Pensando nisso, o Bradley veio à tona como uma solução simpática e sim, muito fashion.
O nome da criação é inspirado no atleta Brad Snyder, que perdeu a visão após uma explosão enquanto servia no Afeganistão como desativador de bombas. Brad superou as dificuldades e um ano após seu acidente, ganhou 2 medalhas de ouro e uma de prata nas Paraolimpíadas de Londres, em 2012.
A iniciativa pode receber apoio no Kickstater, e já alcançou muito mais do que o limite financeiro mínimo para acontecer. Ou seja, não é só uma ideia no papel.
Confira mais fotos:
Deixe um comentário